Cleber Santana tem sido a principal arma do Avaí
(Foto: Petra Mafalda / Mafalda Press / Futura Press)
Avaí e ABC vivem um momento de ascensão. Ambas as equipes vem de vitórias importantes: o Leão catarinense superou o Ceará na Ressacada por 2 a 1 enquanto o Alvinegro potiguar venceu o Paraná no Frasqueirão por 2 a 0. Os dois times tiveram um começo de campeonato ruim, mas esboçam reação e, se embalarem, podem chegar perto do G-4 em algumas rodadas.
As equipes tem uma campanha parecida no campeonato. Os catarinenses tiveram um início ruim e parecem embalar nos últimos jogos. O ataque, que só marcou 16 gols, ainda parece ser o ponto fraco do time, mas a defesa tem cumprido o papel. O Avaí é o décimo colocado, com 21 pontos, um a mais que o ABC.
O time potiguar, que ocupa a 12ª posição, conquistou em três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos. A sequência sem derrotas tirou o time da zona de rebaixamento, da 17ª posição, e agora já almeja voos mais altos.
Enquanto na Ressacada só se fala dos reforços que parecem nunca chegar, como o caso do Jobson e do Tinga, o técnico Hemerson Maria só pensa em como substituir dois jogadores que tiveram papeis importantes até agora. O volante Bruno está suspenso e Jefferson Maranhão teve uma contratura muscular. O treinador deve optar por Rodrigo Thiesen, Diogo Orlando e Pirão no meio, com o Cleber Santana armando mais na frente.
Do lado dos visitantes, os problemas são parecidos. O técnico Ademir Fonseca não vai poder contar com o zagueiro Leandro Cardoso, suspenso, além do volante Basílio e do zagueiro Luizão Pereira, que estão em fase final de recuperação física. Outro que pode desfalcar é o zagueiro Flávio Boaventura, que será julgado pelo STJD pela expulsão na 10ª rodada, contra o Atlético-PR. Flávio pode pegar de quatro a doze jogos de gancho, por agressão física (artigo 254-A). Caso seja absolvido, deve formar a zaga titular com Vinicius. Quem retorna é o volante Guto, que cumpriu suspensão contra o Paraná.
O ABC não perde há cinco jogos e se recupera rápido (Foto: FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS/AE)
O que eles disseram:
— Tá melhorando (...) A equipe tem suas limitações, mas não deve nada a nehuma outra. Tava faltando confiança e esses resultados deram moral. Agora estamos com a equipe equilibrada — disse Hemerson Maria, técnico do Avaí, ao comentar os resultados recentes.
— Felizmente está acontecendo tudo certo. Mudamos a nossa postura, todos estão se dedicando ao máximo, se ajudando em campo e o bom momento que vivemos fora de campo está refletindo dentro de campo também. O nosso time vem mostrando crescimento e vamos buscar manter a sequência — disse Andrey, goleiro do ABC.
Prováveis escalações:
O Avaí deve manter o esquema tático da última partida. O time de Maria deve vir com Diego no gol, Arlan na direita, Renato Santos e Leandro Silva na dupla de zaga e Julinho na esquerda. Diogo Orlando e Rodrigo Thiesen fazem a dupla de volantes. Na armação o Cleber Santana e a “carta na manga” — como disse em coletiva — Nene Bonilha. No ataque: Laércio e Diogo Acosta.
O ABC deve vir assim: Andrey; Pedro Silva na direita, Vinicius e Flávio Boaventura, ou Eliélton, fazem a dupla de zaga; Renatinho Potiguar na esquerda. Guto, Bileu, Jérson e Raul no meio; no ataque: Éderson e Adriano.