sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Por Guilherme, Palmeiras busca parceiro; Cléber Santana é plano B

Guilherme na partida da Portuguesa (Foto: Futura Press)Guilherme era desejo do Corinthians, e agora
interessa ao Palmeiras (Foto: Futura Press)

O Palmeiras tenta fechar parceria com um grupo de investidores para viabilizar a contratação do volante Guilherme, da Portuguesa, mas sabe que o negócio não é fácil. A Lusa pretende ganhar dinheiro com a transferência do jogador e quer pelo menos R$ 8 milhões pelos 70% dos direitos econômicos que lhe pertencem.

O Verdão corre para acertar com um interessado em bancar a chegada do volante, de 21 anos. Mas também já tem plano B caso o negócio não dê certo: Cléber Santana, do Avaí. O problema é que o clube catarinense também não quer liberar seu jogador.

No caso de Guilherme, a Lusa só aceita negociar os 70% dos direitos, não menos do que isso. Os outros 30% estão divididos entre os empresários Eduardo Maluf (25%) e Marco Fialdini, ex-agente do volante (5%).

A Portuguesa já recusou uma proposta do Corinthians há alguns meses e na época queria envolver outros jogadores no negócio. Desta vez, a Lusa quer apenas dinheiro, e diz não se interessar por uma eventual troca com algum nome do Palmeiras.

– Sabemos do interesse do Palmeiras, mas é algo que tem de nos agradar. Vamos ver como isso vai andar. Não quero jogador em troca – afirmou Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa.

O volante tem seis jogos no Campeonato Brasileiro. Se fizer o sétimo, não poderá mais se transferir para outro clube da Série A. Há um acordo informal entre jogador e diretoria. Se não houver acerto até o fim do primeiro turno, Guilherme vai permanecer na equipe até o fim do ano. Sem parceria, o Verdão não tem como contratá-lo.

Cléber Santana Avaí x ABC (Foto: Rubens Flores / Ag. Estado)Cléber Santana também está em pauta no Verdão
(Foto: Rubens Flores / Ag. Estado)

O técnico Luiz Felipe Scolari fez muitos elogios a Guilherme e disse que ele interessa muito ao Palmeiras, mas não se envolve na negociação. O gerente de futebol César Sampaio deve tomar a frente nas conversas com a Portuguesa. Nesta semana, ele esteve em Santa Catarina para sondar o lateral-direito Eduardo, do Joinville. O jogador renovou com o clube catarinense e não vai mais se transferir.

A viagem também serviu para o gerente sondar Cléber Santana. O volante do Avaí agrada à diretoria e virou opção por ser experiente. Ele pode ser acionado caso a negociação com a Portuguesa não avance. Cléber pertence ao São Paulo e está emprestado ao clube catarinense até o fim do ano. Mas o Avaí deve liberá-lo em caso de proposta melhor para o jogador. O Verdão despista sobre o interesse.

– O Guilherme é um belo jogador, o Felipão gosta muito dele. O Cléber também é muito bom, mas não sei se encaixa no que buscamos agora, vamos avaliar. O César está vendo as condições com todos eles, não há pressa para negociar – disse o vice-presidente Roberto Frizzo.

A posição de volante é uma das prioridades do Palmeiras para a temporada. O clube já tentou Fellipe Bastos, do Vasco, mas não obteve sucesso. Para o setor, o técnico Luiz Felipe Scolari tem Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e João Denoni. Sem contar o zagueiro Henrique, que tem sido utilizado no meio-campo.