A confiança nos jovens tem dado certo ao time do Avaí. Depois de uma série de três derrotas seguidas, o treinador do Leão apostou na juventude ao lado da experiência de Cleber Santana: colocou os jovens Laércio Carreirinha e Diogo Acosta como dupla de ataque, e Rodrigo Thiesen no meio de campo. Com a nova formação, após a vitória sobre o Ceará por 2 a 1, no sábado, na Ressacada, o time alcançou sete pontos nos últimos nove disputados na Série B do Campeonato Brasileiro.
Laércio e Diogo Acosta participaram diretamente dos cinco gols nas últimas três partidas. Contra o Bragantino, Carreirinha cruzou, Acosta apenas raspou e Felipe Alves concluiu. Contra o Paraná, no empate em 1 a 1, Acosta fez o único do Leão na partida. Por último, diante do Ceará, Laércio sofreu o pênalti convertido por Cleber Santana no empate, e fez o lançamento para a conclusão de Acosta no gol da virada.
Com os resultados obtidos dentro de campo, Hemerson Maria destaca as qualidades da juventude de seus comandados e diz que a titularidade se ganha dentro de campo.
— Quero destacar a atuação do Laércio, ele deu o cruzamento no jogo com o Bragantino e hoje (contra o Ceará) de novo. Eu tenho muita paciência com jogador jovem. Ele tem que ser encorajado. Não dá pra podar. Eu converso muito, conheço ele há 4 ou 5 anos, desde quando era do juvenil. Tenho 30 pouco jogadores, a titularidade vai ganhar dentro de campo e vai jogar quem estiver melhor — afirma o treinador.
Maria também ressalta a participação de Rodrigo Thiesen, que começou entre os tituares nos nos últimos três jogos bem sucedidos pelo Leão da Ilha de Santa Catarina. Apesar de ter entrado pela ausência de Bruno, o técnico ressalta a confiança no volante.
- Conheço ele desde os 15 anos. Teve passagem comigo antes e na época não foi aproveitado. Ele é um grande jogador, volante moderno, pegador, com muito porte físico. Taticamente muito importante, Tem ainda o outro lado, que é uma pessoa excepcional. E tenho certeza que ele vai crescer ainda mais durante a competição e vai nos ajudar na caminhada.
Apesar da juventude em alta, Hemerson Maria não deixa de destacar o lado da experiência. O equilíbrio entre as idades tem mostrado resultado. Para o comandante, o nome de Cleber Santana já é hours concours, mas a bagagem do capitão Leandro também merece destaque.
— Ele é um dos pilares da equipe. Equilibra dentro e fora de campo. Junto com Cleber, Moretto. Nos momentos de dificuldade, (eles) me ajudam a levantar o grupo. Ele é o xerife da equipe, já teve dois acessos para a Série A.