A paixão pelo futebol costuma estar no sangue, mas nem sempre ela vem acompanhada pela habilidade, como é o caso de Kleber Lucio Gil. Ele enveredou pela arbitragem e nesta sexta-feira recebeu um 'presente de Natal' antecipado. Gil passa a fazer parte do quadro da FIFA. O assistente realizava os testes há quatro anos, mas a vaga só abriu em 2012. Apesar de surpreso, está feliz. Mas acredita que esse seja apenas um passo na carreira.
O assistente de 35 anos é de família de boleiros. Os tios tiveram sucesso no mundo da bola. O volante Almir Gil foi campeão catarinense pelo Avaí em 88 e bicampeão paulista no São Paulo em 1980 e 81. O meia Tonho Gil conquistou a Copa Intercontinental em 1982 no Grêmio e medalha de prata nas Olimpíadas de 84. Sérgio Gil, jogava no Corinthians e teve passagens pela seleção da base, mas morreu em um acidente de trânsito aos 19 anos.
— Eu recebi um convite para uma palestra sobre as regras do jogo. Eu queria trabalhar no futebol. Minha família toda era de jogador de futebol, mas como minha habilidade não permitiu, fui por outro lado. Me levaram para à federação e comecei a trabalhar na arbitragem.
Kleber Lúcio Gil sempre quis jogar futebol, mas reconheceu que não levava jeito para ser jogador. Por isso, aos 17 anos, fez um curso de arbitragem, após assistir uma palestra sobre as regras do esporte. Logo depois começou a faculdade de Educação Física.
— Hoje estou colhendo os frutos de um trabalho de quase dez anos. Isso tudo soma e vem na hora certa. Esse ano é a quarta vez que fiz o teste da FIFA. A gente estava na expectativa dessa lista sair. Como a gente está com a rotina de trabalho, ainda não deu tempo de pensar muito nisso. A ficha ainda não caiu direito — revelou o auxiliar que há 11 anos faz parte do quadro da CBF.
Há quatro anos o assistente fazia os testes e era aprovado. No entanto, não abria uma vaga na FIFA, que tem em sua lista 10 árbitros e 10 auxiliares brasileiros em seu quadro. Além de um aumento nos ganhos, tabelados pela CBF, Kleber espera um aumento na responsabilidade:
— Agora abre um novo leque de competições internacionais. Mas acho que o que mais vai mudar é que vou ter que trabalhar mais e vão me cobrar mais.
Kleber Lucio Gil é auxiliar de Santa Catarina e está na lista dos que vão comandar as partidas do Campeonato Catarinense 2013, que começa no dia 20 de janeiro. Com 35 anos, o auxiliar ainda pode atuar por mais 10. O limite de idade no quadro da FIFA, da CBF e também da Federação Catarinense de Futebol é de 45 anos.