Da arrancada para o 16º catarinense ao apagão ofensivo que deixou a equipe fora da briga pelo acesso à Série A. O ano de 2012 foi de alegrias ao torcedor azurra no primeiro semestre, mas de desilusão no decorrer da Série B do Brasileiro. O mesmo grupo que conseguiu a recuperação e a conquista no estadual, vencendo o Figueirense, maior rival, desapontou na competição nacional.
No Brasileirão, o ataque definhou. Os técnicos Hemerson Maria e Argel Fucks, que comandaram a equipe na Série B, não encontraram a fórmula para acertar a pontaria da linha de frente. Por isso, terminou em sétimo lugar na competição nacional.
O GLOBOESPORTE.COM preparou uma retrospectiva com os principais momentos do Leão de Santa Catarina no ano de 2012. Confira.
Sob o comando de Hemerson Maria, o Avaí se
recuperou e conquistou o Campeonato Catarinense
(Foto: Renan Koerich/Globoesporte.com)
Das bases do Avaí, Hemerson Maria foi chamado para comandar a equipe depois da demissão do técnico Mauro Ovelha. A equipe tinha poucas chances de conseguir a classificação para a segunda fase do Campeonato Catarinense. Mas, sob a tutela do Maria, o time conseguiu boa sequência de vitórias. O que parecia improvável se realizou: o Leão sagrou-se campeão catarinense tendo como palco a casa do maior rival: o Figueirense.
Hemerson Maria conquistou a confiança do elenco e o apoio da torcida rapidamente. Quando foi dispensado, com a justificativa de que um novo comandante daria ao grupo a motivação que faltava, Maria se emocionou e recebeu homenagens de torcedores.
A boa sequência de resultados positivos no Campeonato Catarinense levaram o time para a final. O Avaí recebeu o rival Figueirense na Ressacada, no primeiro jogo, e não foi um bom anfitrião. O Leão venceu por 3 a 0 e garantiu vantagem importante para o jogo de volta, no Orlando Scarpelli. O Figueirense teve a melhor campanha do estadual, mas não conseguiu superar a Azurra. A segunda partida terminou 2 a 1 para os visitantes, que conquistaram o título.
O Avaí precisava vencer para tentar um último embalo e continuar sonhando com a Série A de 2013. Mas o adversário estava em grande fase e aproveitou as falhas da defesa do Avaí. O Goiás garantiu os três pontos na Ressacada e deu sequência na arrancada para o título. Os esmeraldinhos venceram por 4 a 1.Os goianos marcaram três em bolas paradas. O resultado deixou o time catarinense praticamente sem chance de conseguir o acesso, enquanto a equipe goiana empatou em número de pontos com o Criciúma, na liderança da Série B.
No segundo turno do Campeonato Catarinense, o atacante Gilmar se desentendeu com o então técnico Mauro Ovelha. O jogador ficou insatisfeito por não ser utilizado na vitória sobre o Criciúma (2 a 0, em Criciúma) e chutou uma placa na beira de campo. O jogador, que estava há pouco mais de um mês no Avaí, foi afastado do clube. O treinador permaneceu no cargo por mais 20 dias. Com os resultados ruins, o técnico foi demitido e no seu lugar assumiu Hemerson Maria.
O ataque do Avaí na Série B foi a maior decepção do clube em 2012. O time não transformava as oportunidades em gols. Os dirigentes tentaram reforços. Os jogadores que vieram furstraram no gramado. Entre eles, Ricardo Jesus. Mesmo com o nome 'salvador', o atleta ficou abaixo das expectativas e foi dispensado antes do fim da temporada. Ele marcou apenas um gol em dez partidas disputadas.
O jogo já não valia nada, mas o time do Avaí entrou em campo com vontade de jogar. Laércio, em especial, buscou oportunidades e balançou a rede duas vezes, garantindo a vitória avaiana sobre o ABC, na 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Avaí não tinha chances de conseguir o acesso, mas o jovem atacante queria mostrar serviço. O segundo gol, aos 45 minutos da etapa inicial, foi uma pintura. O atacante driblou o zagueiro, limpou o lance e chutou da entrada da área. Acertou o ângulo, sem chances para o goleiro Andrey.
João Nilson Zunino, presidente do Avaí, cobra dívida
do Fla (Foto: Savio Hermano / globoesporte.com)
‘O Flamengo foi o grande culpado por tudo isso", disse o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, sobre os atrasos de pagamento do clube. O time carioca, quando acertou a contratação do zagueiro Renato Santos e do meia Cleber Santana. Porém, pagou apenas a entrada e atrasou as demais parcelas. O Flamengo não negou a dívida com o Avaí. Segundo o dirigente do Leão catarinense, o Fla não é o único a dever dinheiro ao clube.
Por duas vezes os jogadores do Avaí invadiram uma coletiva de imprensa interrompendo o presidente do clube João Nilson Zunino. Na primeira vez, o dirigente apresentava Marcelinho Paulista como novo gerente de futebol. Os jogadores não gostaram e cobraram justificativas para a saída de Carlos Arini. Na segunda, no entanto, eles foram demonstrar apoio quando Zunino contou que ficaria afastado enquanto tratava um câncer no pulmão.
Em campo durante quase todas as partidas enquanto defendeu o Avaí, Cleber Santana foi corpo e alma da equipe. Além de criar jogadas e servir os atacantes, o camisa 10 foi artilheiro do time na Série B, com 8 gols.Líder, foi um dos principais jogadores na campanha do título estadual. Com a ida ao Flamengo, os azurras perderam a referência de criação.
Com a camisa do Avaí, o Iluminado saiu definitivamente de campo. O atacante Evando anunciou sua aposentadoria ao fim da temporada. O jogador é um dos ídolos do clube, lembrado pelos importantes gols na campanha do acesso em 2008. .O atacante recebeu o carinho e a homenagem do clube e da torcida na última partida do Avaí na temporada, no jogo que encerrou a Série B, contra o Criciúma, na Ressacada.
— Agora vou sentar ali na arquibancada e sofrer mais do que aqui dentro. Lá fora não pode chutar. Mas valeu a pena — disse o atacante após a despedida.
Com a moral baixa depois do rebaixamento em 2011 e um começo ruim no Campeonato Catarinense, o Avaí conseguiu uma boa arrancada no segundo turno do estadual. Classificado para a decisão, o time levantou a taça no estádio do principal rival, o Figueirense. Na final o Leão venceu os dois jogos, 3 a 0 e 2 a 1, e chegou motivado para disputa da Série B.
Na competição nacional, o Leão não conseguiu manter a regularidade. O time teve uma das melhores defesas da Série B, mas a incapacidade de concluir as jogadas fez com que os resultados não fossem suficientes para a conquista da vaga na Série A. O time catarinense terminou a Série B em sétimo lugar, com 59 pontos.