“Penetra” no Campeonato Brasileiro Sub-20, o Avaí tem surpreendido. Com o América-MG, atual campeão da categoria, únicos não representante de um time que disputou a Série A tem mostrado maturidade e força de equipe na acirrada competição realizada no Rio Grande do Sul. Um dos responsáveis pelo sucesso da equipe é o técnico João Mesquita, que tenta adotar a filosofia do clube espanhol Barcelona.
João Mesquita, técnico da base do Avaí, aposta na filosofia do Barcelona para desenvolvimento do clube
(Foto: divulgação / assessoria Futbase)
A preparação do time classificado em primeiro lugar no grupo C, na frente do Fluminense, atual vice-campeão na categoria, e do anfitrião Grêmio, não é feita só nos gramados. Mesquita faz questão de preparar o psicológico dos comandados antes, durante e depois de cada confronto, sempre apresentando valores como a importância do trabalho em equipe e de jogar com alegria.
— O Barcelona hoje é um modelo de sucesso mundial e nós temos que olhar as coisas boas dele. Meu trabalho todo se baseia na concepção do Barcelona. Procuramos colocar vídeos na nossa filosofia de trabalho. Procuramos colocar jogadores com características do Barcelona, de posse de bola e passes rápidos. O grande forte do time é o conjunto. Eles sabem que é importante jogar bem, como grandes equipes — afirmou o treinador.
Antes da partida contra o Grêmio, que garantiu a classificação para as quartas de final contra o Coritiba, Mesquita mostrou um vídeo motivacional com cenas do filme Gladiador. Mas apenas passar um vídeo seria pouco para um treinador que busca novidades e trabalha diretamente com a auto-estima dos jovens jogadores.
A ARTE DE JOGAR COM ALEGRIA
Nesse sentido, o período de concentração também passa por um lúdico exercício de meditação. O técnico pede para os garotos tentarem imaginar os gols que vão fazer durante a partida e até criarem comemorações novas.
— Eu procuro colocar para eles que a visualização do gol antes dele acontecer é muito importante, assim como é importante pensar nas comemorações. Tem um time da Islândia que sempre tem umas comemorações divertidas. Já sair de casa visualizando o gol que vai fazer ajuda. Além do vídeo do Gladiador, passei na casa de fantasia e comprei umas coisas de gladiadores para as comemorações, pensando no momento que é o principal do jogo: o gol. Na hora do gol vem tudo à tona. É o momento de ápice do atleta. São coisas da psicologia que são muito fortes e o jogador de futebol, quando tem isso na cabeça, rende muito mais — explicou Mesquita que, para incentivar, também dá uma camisa do clube para cada atleta que faz gol.
A filosofia já está sendo implantada e já estamos tendo resultados"
Mesquita, técnico do Avaí Sub-20
O estilo do treinador, além de agradar os futuros profissionais do futebol, tem dado resultado. A única derrota neste Brasileirão foi para o Fluminense, por 1 a 0. Foi também o único gol sofrido até agora. O Tricolor carioca se classificou para a fase seguinte em segundo do grupo. Mesquita exige maturidade e seriedade mesmo sabendo que conta com uma equipe sub-19, um ano abaixo do limite da competição, o objetivo é deixá-los prontos para a Copa São Paulo de Futebol Juniores.
— A filosofia já está sendo implantada e já estamos tendo resultados. A gurizada está muito confiante. Viemos de grandes resultados, mas sabemos que isso não é suficiente. Temos que fazer melhor sempre.
Embora garanta que o forte da equipe não seja a individualidade, Mesquita tem algumas apostas para o futuro breve do Leão da Ilha de Santa Catarina. Inclusive, três jogadores do time que disputam o Sub-20 estavam sendo relacionados para os jogos da Série B do Brasileirão: Alef, Tauã e Luis Matheus. Além desses, Mesquita destacou outros nomes que podem estar na boca da torcida Azurra nos próximos anos.
— O Anderson, que fez cinco anos na categoria de base do Internacional, é um atacante rápido, agudo e certamente deve integrar a equipe principal quando voltar do Brasileiro; Nildo é um segundo volante que chega bem na frente. Ele é muito versátil e também joga de lateral; o Alef é zagueiro canhoto, o que é raridade. Ele é seguro e tem se destacado nos jogos.