Na véspera da sexta-feira negra, dia criado pelos lojistas americanos para queimar o estoque em grandes liquidações, o Avaí confirmou a crise financeira que atravessa e deixou para segunda-feira o anúncio de quem vai e quem fica para a próxima temporada. O clube deve ter um orçamento menor em 2013 e vai apostar mais nos jogadores de base. Quanto aos salários atrasados, o gerente de futebol Marcelinho Paulista, acredita que esteja tudo em dia até o fim de dezembro.
Marcelinho Paulista deve anunciar dispensas na segunda (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)
Com menos dinheiro, o Leão da Ilha de Santa Catarina deve apostar mais nas pratas da casa. Jogadores como Alef, Tauã e Dieguinho, que já atuaram no profissional, podem ter mais chances na equipe. Quanto a reforços, o dirigente afirmou que ainda é cedo para olhar o mercado. O primeiro passo é acertar com quem já está no clube.
— Na segunda-feira nós vamos conversar com os jogadores e depois vamos anunciar quem vai e quem fica no clube. Nós temos um jogo no sábado e qualquer informação até lá pode criar um clima que não é interessante O clube passa por um momento difícil. Todos vocês sabem. Infelizmente, a princípio, o orçamento para o ano que vem vai ser menor. Até por isso nós vamos poder dar chances para os jogadores de base — explicou Marcelinho.
Sobre a situação salarial, o gerente de futebol diz que tudo está sendo normalizado, mas evitou entrar em detalhes:
— Internamente a gente está resolvendo da maneira que pode e dando todas as respostas aos atletas, que é o mais importante. No momento a coisa corre dentro de uma normalidade, vamos colocar entre aspas aí. Todos sabem o momento do clube, não a situação, e a gente trabalha para que em dezembro estejamos equalizados.
QUEM VAI E QUEM FICA?
O cargo do técnico Argel Fucks não está garantido para a próxima temporada. Embora tenha contrato até o fim do Catarinense, a permanência depende da aprovação do presidente Nilson Zunino. O treinador tem apostado nos números de aproveitamento para convencer de que faz um bom trabalho.
— Quanto a comissão técnica, vamos continuar mantendo os nossos planos. A não ser que o nosso presidente pense de uma maneira diferente na semana que vem. Por enquanto trabalhamos com ele nos planos, mas o Zunino tem o direito de mudar – explicou o diretor de futebol.
A situação de Laércio, que foi barrado da última partida, permanece igual. O jogador está treinando normalmente, mas só vai para o jogo se o representante resolver a questão da renovação com o clube.
O Avaí também não vai se posicionar sobre o caso do Bruno, que briga na Justiça para romper vínculo com o clube, até que a situação seja resolvida. Os jogadores que estão no time por empréstimo, o zagueiro Fred e do Flamengo, Erick Flores e Thiago Medeiros, ainda estão sendo negociados. O time deseja prorrogar o vínculo, que termina no fim deste ano, mantê-los no elenco para a próxima temporada.
O Avaí recebe o Criciúma na última rodada da Série B, na partida que marca a despedida do atacante Evando. O Tigre precisa da vitória para ter chance de conquistar o título, enquanto o Leão tenta garantir uma campanha um pouco melhor e uma despedida com final feliz para o jogador que marcou a história do clube. A partida começa às 16h20.