O Campeonato Brasileiro da Série B tem seus últimos jogos marcados para 16h20m (de Brasília) deste sábado. Em todas as pontas da tabela há disputas em aberto. Dos nove jogos marcados para este sábado, oito envolvem times que ainda brigam por algo na competição. Se já garantiram o acesso à elite, Goiás e Criciúma ainda lutam para assegurar o título. Pouco abaixo, três equipes jogam a vida para ficar com as duas últimas vagas na Primeira Divisão: Atlético-PR, Vitória e São Caetano. Na outra ponta da tabela, só dois dos quatro rebaixados já estão definidos (Ipatinga e Barueri). Bragantino, Guarani, Guaratinguetá e CRB tentam terminar o ano sem o gosto amargo da degola. Só dois deles sobreviverão. Abaixo, confira o panorama detalhado nas lutas pela taça, pelo acesso e contra o rebaixamento na última rodada da Série B.
Briga pelo título
O Goiás está bem perto de assegurar a taça. Para isso, basta empatar com o Joinville, no Serra Dourada. O time catarinense não tem mais aspirações na competição: em sexto lugar, não tem como chegar ao G-4, e o risco de rebaixamento não existe.
- A gente não muda a forma de jogar. É sempre buscando o resultado, não podemos ficar sentados em cima do regulamento e de repente, quando acordarmos, a situação está complicada. A nossa forma de jogar é para frente, foi assim e é importante que seja assim - destaca o técnico esmeraldino, Enderson Moreira.
A gente não muda a forma de jogar. É sempre buscando o resultado, não podemos ficar sentados em cima do regulamento e de repente, quando acordarmos, a situação está complicada. A nossa forma de jogar é para frente, foi assim e é importante que seja assim"
Enderson Moreira, técnico do Goiás, a um empate de assegurar o título
A única equipe que pode tirar o título do Goiás é o Criciúma. Para isso, terá obrigatoriamente de vencer o Avaí, na Ressacada, e torcer para que o Verdão do Cerrado seja derrotado pelo Joinville. Esta é a única combinação que dá a taça ao Tigre (Criciúma e Goiás terminariam empatados, com 75 pontos, mas os catarinenses acabariam em primeiro lugar por terem uma vitória a mais).
- Vamos fazer nossa parte, como temos feito. Primeiramente, temos que ganhar nosso jogo para depois pensar no Goiás. Nosso pensamento é que o Joinville também faça um ótimo jogo lá e consiga a vitória. Lá (no Joinville) há jogadores, pais de família, acho que no futebol ninguém joga para perder. Acho que vão fazer a parte deles. Creio que a motivação do Goiás é muito maior, dentro de casa, em busca do título. Mas creio que (o JEC) afrouxar, em momento algum - avaliou o lateral Eric, do Criciúma, referindo-se à ajuda que o time vai precisar ter do rival Joinville.
Torcida do Goiás fez fila para comprar ingressos: expectativa de título (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Últimas duas vagas na Série A
Com Goiás e Criciúma já garantidos na elite, Atlético-PR, Vitória e São Caetano brigam pelas últimas duas vagas na Série A em 2013. Com 70 pontos e em vantagem no número de vitórias em relação ao time do ABC paulista, os rubro-negros paranaense e baiano garantem o acesso se ao menos empatarem seus jogos. O Atlético-PR faz o clássico com o Paraná, time já sem expectativas no campeoanto.
Temos que ter inteligência. Se não tomarmos gol, estaremos na Primeira Divisão. Vamos esperar o momento certo para fazer gol. A torcida pode estar ansiosa, mas temos que ter equilíbrio para que o resultado apareça naturalmente"
Pedro Ken, meia do Vitória
- A responsabilidade é toda do Atlético, porque o Atlético está em busca de uma causa muito grande. O Atlético está em um patamar de estabilidade técnica e financeira que permite dar passos mais largos. Não nos falta absolutamente nada. Mas, no quesito competição, o Atlético tem a resposabilidade maior porque tem muito a perder e muito a ganhar - declarou o técnico do Furacão, Ricardo Drubscky.
O Vitória, por sua vez, recebe o Ceará, equipe igualmente sem aspirações, no Barradão.
- A gente tem que pensar em fazer o resultado. Jogar para vencer. Entrar como entrou em todos os jogos dentro de casa. Claro que temos que ter inteligência. Se não tomarmos gol, estaremos na Primeira Divisão. Vamos esperar o momento certo para fazer gol. A torcida pode estar ansiosa, mas temos que ter equilíbrio para que o resultado apareça naturalmente - avaliou o meia Pedro Ken, do Vitória.
Atlético-PR está a um ponto de retornar à elite do Brasileiro (Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)
Ao São Caetano, que tem 68 pontos, a única chance de conseguir o acesso é vencer o ameaçado Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas, e torcer para que, nos jogos dos concorrentes diretos (Atlético-PR e Vitória), ao menos um deles saia de campo derrotado.
Se o Azulão não vencer o Guarani, o acesso dos dois rubro-negros estará garantido, independentemente dos resultados que conseguirem em seus jogos.
Rebaixamento
Ipatinga e Barueri já começam a última rodada rebaixados. De resto, quatro equipes estão ameaçadas de ocupar as outros dois lugares entre os degolados: Bragantino, Guarani, Guaratinguetá e CRB.
Guarani: de-vice campeão paulista, time pode acabar 2012 na C (Foto: Murilo Borges / Globoesporte.com)
A situação para Braga e Bugre é menos preocupante, no sentido de que os clubes dependem apenas de suas forças para escapar. Ambos somam 41 pontos e, se vencerem suas partidas, estarão salvos. O Bragantino joga em casa contra o Boa Esporte, time sem aspirações no campeonato. O Guarani, por sua vez, recebe o São Caetano, no Brinco de Ouro. O Azulão precisa da vitória para, dependendo de outros resultados, conseguir o acesso à elite em 2013.
- Claro que todo mundo queria estar decidindo lá em cima, mas infelizmente foi o que restou. Temos que tirar o Guarani dessa situação que ninguém esperava. As coisas caminharam para isso. Agora é trabalhar o emocional. A gente sabe que a pressão é muito grande, mas tem jogadores com bastante experiência aqui, que vivenciaram isso em outros clubes - disse Bruno Recife, lateral-esquerdo do Guarani, que já passou por situação semelhante quando defendia o São Caetano.
Temos que tirar o Guarani dessa situação que ninguém esperava. As coisas caminharam para isso. Agora é trabalhar o emocional. A gente sabe que a pressão é muito grande, mas tem jogadores com bastante experiência aqui, que vivenciaram isso em outros clubes"
Bruno Recife, lateral do Guarani
Braga e Bugre têm chance de se salvar mesmo com empates ou derrotas. Mas, para isso, precisariam torcer por maus resultados dos outros concorrentes diretos, Guaratinguetá e CRB.
Com um ponto a menos que os outros dois ameaçados paulistas, o Guará é o primeiro integrante da zona do rebaixamento no momento. O time recebe o lanterna e já degolado Barueri. Para escapar, precisa vencer e torcer que ao menos um concorrente, entre Bragantino e Guarani, tenha na melhor das hipóteses um empate na última rodada.
O Guará, que conta com bom número de vitórias, tem chance de se salvar mesmo se não vencer seu jogo. Neste caso, teria de conseguir uma igualdade diante do Barueri e torcer por ao menos uma derrota dos concorrentes Braga e Bugre.
O quarto clube que luta para escapar da degola é o CRB, justamente o que começa a rodada mais ameaçado. Com 39 pontos, o time alagoano joga em Arapiraca, contra o já tranquilo ASA, mas que tem a motivação de rebaixar um rival local. Só a vitória interessa aos regatinos. Além de vencer seu jogo, o CRB terá de torcer por ao menos dois empates nos jogos de seus três rivais diretos (Bragantino, Guarani e Guaratinguetá).