sábado, 17 de novembro de 2012

Série B já tem números recordes mesmo a duas rodadas do fim

André Santos e Felipe Sbardella - 17/11/2012 - 06:18 Rio de Janeiro (RJ)

Ricardo Drubscky (Foto: Divulgação/Site Oficial do Atlético-PR)
Ricardo Drubscky acha que Série B 2012 foi um ponto fora da curva (Foto: Divulgação/Site Oficial do Atlético-PR)

A Série B pode conhecer neste sábado os quatro times que estarão na elite do futebol brasileiro em 2013. A competição deste ano é a mais difícil desde que a segundona é disputada por pontos corridos.

A alta pontuação dos cinco primeiros colocados da Série B foge da conta prevista pelos matemáticos antes do campeonato e do que já foi alcançado em outras edições. Desde 2006, ano em que teve início os pontos corridos com vinte clubes, o mais longe que um quarto colocado chegou foi 65 pontos, alcançado pelo Atlético-GO, em 2009. Este ano, a duas rodadas do fim, o quinto colocado São Caetano já conquistou 67 pontos.

Para o técnico do Atlético-PR, Ricardo Drubscky, a segundona deste ano é uma exceção.

– O futebol brasileiro é o mais disputado e imprevisível. Considero este ano atípico. Se você analisar daqui a algum tempo, terá outros anos como este. Faz parte do futebol - disse ao LANCENET!.  

A mudança nos números é brusca em relação a outros anos. Atlético-PR, Criciúma, Vitória e São Caetano, que disputam as últimas três vagas, podem ultrapassar campanhas de campeões de anos anteriores, sem sequer terminar entre os quatro primeiros colocados.

Goiás é o único garantido

Para conseguir a classificação antecipada para a Série A, o líder Goiás precisou chegar aos 74 pontos, sete a mais que o quinto lugar.
Enderson Moreira, técnico do Esmeraldino, garante que seguirá lutando pelo título, mas considera o acesso à Série A o principal objetivo dos times no campeonato:

– O mais importante é o acesso. Agora, em um campeonato tão difícil, chegar na frente é um momento especial, que coroa o trabalho e dá mais credibilidade. Por isso, vamos fazer de tudo para ser campeão.

O título só veio a ser uma realidade na 31 rodada, quando ficou a um ponto do então líder Criciúma. Mesmo sem a conquista garantida, o Goiás já obteve a quarta melhor campanha da História da Série B.

BATE- BOLA
Ricardo Drubscky - Técnico do Atlético-PR

O que você acha que causou essa disputa com pontuação elevada?
O futebol brasileiro tem o fator da imprevisibilidade mais presente do que lá fora. Por isso, eu considero esse ano atípico e não algo que vai se seguir.  Algo que também contribuiu para isso foi a arrancada do Atlético-PR que forçou os times de cima a continuarem pontuando na Série B.

Qual o motivo da disparidade entre os times de cima e de baixo?
Esse sistema de pontos corridos ainda é novo no Brasil e os times estão se adaptando. Precisa se construir um elenco, ter um boa estrutura técnica e financeira, e evitar a ciranda dos técnicos. Acho que os primeiro colocados chegaram perto disso, enquanto os outros não tiveram base para tal, causando essa diferença grande.

É possível cravar quem vai se juntar ao Goiás no acesso à primeira divisão?
Ainda não, é muito difícil. Sendo sincero, sem querer fazer média com os adversários, acho que o Criciúma, Atlético-PR, Vitória e São Caetano têm as mesmas chances de conseguir chegar à Série A.

VITÓRIA TEVE BRUSCA QUEDA

O Vitória foi o time que mais sentiu as dificuldades da Série B deste ano. Quando terminou o primeiro turno, nem o torcedor mais pessimista acreditava que clube não chegaria à Série A. Aquela altura, o Leão estava a 11 pontos do quinto colocado e ganhava um jogo atrás do outro, mesmo com a saída do artilheiro Neto Baiano. A maior distância chegou a ser de 13 pontos.

Mas o time começou a cair bruscamente de produção, enquanto o São Caetano seguia subindo de modo impressionante. O técnico Carpegiani foi demitido, o que piorou a situação. Agora, a distância é de apenas dois pontos, com dois jogos a fazer.

NÚMEROS DA SÉRIE B

Acesso pode se definir
Caso o São Caetano perca neste sábado para o Goiás, o Vitória e Atlético-PR não sejam derrotados por Joinville e Criciúma, respectivamente, os quatro times que disputarão a Série A 2013 já serão conhecidos. Assim, estariam na Série A: Goiás, Vitória, Criciúma e Atlético-PR.

Melhor não subiria
O Coritiba foi campeão em 2007, com 65 pontos. Este ano, ele não estaria nem entre os quatro primeiros.

Nada de melhor campeão
Apesar da ótima campanha, o Goiás não poderá ser o melhor campeão da História da Série B dos pontos corridos. O time só pode chegar a 80 pontos. Ano passado, a Portuguesa fez 81 e o Corinthians, em 2008, fez 85.

Grande pontuação 'inútil'
Dependendo de combinações de resultado, o São Caetano pode terminar com 73 pontos sem conseguir o acesso. Com essa pontuação, seria campeão em 2006,2007 e 2010.

Rebaixamento recorde
Como consequência, os rebaixados também batem recordes: em 2010, o América-RN foi lanterna com 41 pontos. Com esta pontuação, talvez escapasse do rebaixamento na Série B deste ano.