sábado, 19 de janeiro de 2013

Campeão volta com o pé direito: Avaí vence o Atlético-IB na estreia

Com o pé direito, o campeão voltou. Na partida de abertura do Campeonato Catarinense, o detentor do último título conquistado no estadual de Santa Catarina mostrou que chegou na competição para defender a faixa. A vitória na primeira rodada, na Ressacada, sobre o Atlético-IB foi pelo placar mínimo, mas garantiu os três pontos para se lançar à ponta da tabela logo no início das disputas. Rodriguinho, umas das contratações para a nova temporada, marcou o primeiro gol do Catarinense 2013, seu primeiro com a camisa azul e branca e o úncio do jogo (veja o vídeo do gol 1 a 0).

A partida marcou, também, a reestreia do 'Anjo Loiro' pelo Avaí. Marquinhos, ídolo da torcida, vestiu a 10 e a braçadeira. Sem ritmo de jogo, mas com categoria, quase marcou no primeiro jogo oficial do ano, mas foi parado pelas luvas do goleiro Paulo Sergio - melhor arqueiro do Campeonato Gaúcho em 2012. Não teve participação no gol de Rodriguinho, mas participou da vitória azurra, no gramado, durante os 90 minutos da partida.

Na próxima rodada, o Leão da Ilha vai a Xanxerê enfrentar a Chapecoense. A partida, marcada para quarta-feira, às 22h, será válida pela 2ª rodada da competição. No mesmo dia, mas em horário diferente, às 20h30, a equipe grená enfrenta outra pedreira. Em casa, encara o Criciúma, único representante catarinense na Série A em 2013.

Rodriguinho comemora o primeiro gol do Avaí diante do Atlético-IB (Foto: Jamira Furlani, Divulgação / Avaí FC)Rodriguinho comemora o primeiro gol do Avaí diante do Atlético-IB (Foto: Jamira Furlani, Divulgação / Avaí FC)

O pontapé inicial

O jogo, assim como o Catarinense 2013, começou com as equipes presas na marcação e emperradas nas faltas pelo meio de campo. Mas o jogo tinha ingredientes para aquecer. Diniz levantou fagulha na área avaiana. Ele recebeu na frente, sozinho, na cara do goleiro Aleks. O meia do Ibirama tentou o toque sutil e o arqueiro conseguiu evitar. Porém a equipe grená não contava com a esperteza do atacante Rodriguinho. Com ela é que o camisa 11 derrubou o primeiro zero – do placar e do Campeonato Catarinense.

O lateral Aélson tentou o arremate próximo à meia lua, e a bola ficou pelo meio da área, depois de ter resvalado na defesa. Os zagueiros atleticanos levantaram os braços para pedir o impedimento de Nadson. Porém, o jogador ficou paradinho. Rodriguinho, não. Ele avançou, cutucou e festejou. Avaí na frente, aos 34 minutos.

O placar segue igual à primeira etapa

No segundo tempo, mais confortável, o Avaí empurrou o adversário para o seu campo de defesa. Nos primeiros 10 minutos da etapa complementar os azurras fizeram uma investida com tiros da frente da área, bolas alçadas e mais gente na peça de ataque. O Atlético de Ibirama se segurava. Aos 14 minutos, quem segurou foi o goleiro Paulo Sérgio. O meia Marquinhos dominou de direita na marca da cal e, mesmo caindo, mandou no canto esquerdo do goleiro. Ele foi lá, deu o tapa e evitou o segundo gol.

A bola espantada por Paulo Sérgio à linha de fundo, também afastou um pouco o Avaí do campo de ataque. Foi a chance que o Atlético-IB teve para tentar suas primeiras investidas. A melhor delas foi aos 25 minutos. O atacante Adriano, que entrou no segundo tempo, recebeu no meio da pequena da área, muito livre. Mas ele se enrolou todo. A bola passou pelo meio de suas pernas e ele caiu sentado.

Depois disso, os donos da casa voltaram a jogar mais a frente. Com Felipe Alves, que entrou no decorrer da etapa, o Avaí teve duas boas chances. Na primeira, aos 34, Marcelo Bolacha tirou em cima da linha antes da chegada de Rodriguinho. No minuto seguinte, o próprio Felipe desvio escanteio de cabeça, que passou rente ao travessão. No fim, ao apito final de Heber Roberto Lopes, a torcida azul e branca pode celebrar: o campeão voltou.