Já começou e agora esquenta. O domingo reserva as outras três partidas da primeira rodada do Campeonato Catarinense deste ano. Ao que tudo indica, nada de um mero fechamento da primeira série de jogos. A partir das 17h, será o momento de conhecer melhor os outros seis times que disputam a competição. Além de impressionar, também têm a chance de fazer a competição esquentar ainda na largada.
O Figueirense estreia fora de casa, diante do Guarani de Palhoça, no Renato Silveira. Na Arena Joinville, o JEC e Chapecoense fazem uma prévia da disputa catarinense na Série B deste ano. Por fim, os francos atiradores Juventus e Metropolitano se encaram em Jaraguá do Sul. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances dos três jogos em Tempo Real. A transmissão começa às 16h40m. Além dos movimentos, o internauta acompanha os momentos importantes das partidas em vídeo.
Novo Figueira contra aspirante Guarani
Os tijolos da reconstrução do Figueirense serão colocados à primeira prova no Renato Silveira. O clube alvinegro reformulou todo o seu plantel. Prova disso é a provável escalação. Apenas o goleiro Ricardo, que pouco jogou em 2012, deve estar em campo. É a mão do técnico Adilson Batista para fazer o Figueira se reerguer após o rebaixamento à Série B do ano anterior. O provável time entra em campo com Ricardo; Peter, William Magrão, Douglas e Saci; Nem, Tinga, Maylson e Danilinho; Gerson Magrão e Marcelo Toscano. Como é a primeira vez da maioria com a camisa alvinegra, a ansiedade é natural.
- O jogador de futebol sempre sente aquele friozinho na barriga na hora de estrear – confessou o zagueiro Douglas, possível capitão da equipe.
Adilson Batista remonta o Figueira despedaçado pelo rebaixamento (Foto: Luiz Henrique / divulgação FFC)
O Guarani de Palhoça joga em casa, mas sabe que o favoritismo está do outro lado. O bugre palhocense tem outras pretensões. A meta do clube é seguir na primeira divisão nacional. Secundariamente, a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro está na condição de sonho. Para virar realidade, o técnico Amaro Júnior deve apostar em Rodrigo; Sérgio Bueno; Kaká, Tiago Sala e Laion; Leandro Melo, Michel Santos, Maicon e Clebinho; Renato e Alan para a possível formação para a estreia.
Prévia do ‘Catarinense’ na Série B: JEC x Verdão
Logo na primeira rodada, uma prévia de embate catarinense na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste ano, Joinville e Chapecoense vão se enfrentar, pelo menos, quatro vezes. A primeira delas será logo na primeira rodada do estadual, na Arena Joinville. Os dois times ainda vivem a preparação para a temporada. Nem por isso, deve haver pouca disputa dentro das quatro linhas. O JEC contratou um time inteiro com vistas em 2013. A equipe de começo de temporada tem titulares do ano passado e novos contratados. O primeiro Coelho deve ser escalado com Ivan; Eduardo, Sandro, Diego Jussani e Pará, Carlos Alberto, Augusto Recife, Ricardinho e Marcelo Costa; Marcinho e Lima.
Joinville tem misto de 2012 com contrados de 2013 (Foto: Divulgação / JEC)
- O Joinville não chega do jeito que esperamos porque o tempo (de preparação) é muito pequeno. A equipe do campeonato não estará preparada nas primeiras rodadas. Com o passar dos jogos é natural a evolução da equipe e o conhecimento entre os jogadores. Chegaram novos e, apesar da qualidade deles, precisam de um tempo para se entenderem e se conhecerem para dar o retorno que a gente espera – disse o técnico Artur Neto.
A Chapecoense vive o embalo do acesso à Série B. No entanto, o representante do oeste de Santa Catarina sabe que não é isto que vai fazê-lo forte na disputa pelo título estadual. A Chape está satisfeita com a manutenção da base do ano passado e fez contratações pontuais para estar firme na luta pelo título. Um possível Verdão, do técnico Gilmar Dal Pozzo, para a estreia tem Nivaldo; Fabiano, Rafael Lima, André Paulino e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Paulinho Dias, Diego Felipe e Neném; Ronaldo Capixaba e Rodrigo Gral.
- O que aconteceu no ano passado tem que ser valorizado, mas não podemos ficar apenas saudando o acesso para a Série B e nos esquecer da preparação para toda a temporada 2013, que inicia no Campeonato Catarinense. Vamos atrás do título, não queremos menos do que isso – já falou o atacante Rodrigo Gral.
Juventus e Metropolitano apresentam suas armas
Enquanto os outros quatro dos cinco jogos da primeira rodada do Catarinense envolvem times que estão nas duas primeiras divisões do futebol nacional, no João Marcatto é diferente. Juventus e Metropolitano apresentam ao estado o que podem fazer para surpreender os cinco times ‘de cima’ no Catarinense. O Juventus do técnico Pingo deve ir de Wanderson; Paulinho, Charles, Peixoto e Crasso; Pedra, Evandro, Mazinho e Max; Leandrinho e Lourival. Já o visitante tem Luiz Carlos Barbieri no comando e ele pode mandar pro jogo um Metrô com Dida; Régis, Thiago Couto, Linno e Rafinha; Nilson Sergipano, Andrei, Thiago Cristian e Edmar; Vini e Rafael Costa.