sábado, 19 de janeiro de 2013

Pretendente ao título, Criciúma está na mira dos rivais do Catarinense

A justificativa é simples e direta. Por ser o único clube de Santa Catarina na Série A do Campeonato Brasileiro, o Criciúma vira o primeiro alvo dos demais participantes do Campeonato Catarinense. Porém, não é só o Tigre o favorito da competição. Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville também entram credenciados por colocar em campo o esboço do time que vai lutar pela vaga à elite nacional no segundo semestre do ano.

Paulo Comelli orienta os jogadores que querem fazer do Criciúma o campeão do Catarinense de 2013 (Foto: Fernando Ribeiro, Divulgação / Criciúma EC)Paulo Comelli orienta os jogadores que querem fazer do Criciúma o
campeão do Catarinense de 2013 (Foto: Fernando Ribeiro, Divulgação / Criciúma EC)

Os chamados ‘pequenos’ não podem ser descartados. Todos anos, ao menos um deles apronta surpresas. Assim esperam os torcedores de Atlético de Ibirama, Camboriú e Metropolitano. Times que subiram via Divisão Especial do ano passado não podem ser descartados desta condição. Guarani de Palhoça e Juventus, de Jaraguá do Sul, têm como meta inicial a manutenção na primeira divisão de Santa Catarina, mas também alimentam o desejo de estar na Série D do Brasileirão deste ano.

- Nosso objetivo principal é permanecer na mesma divisão e conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Acredito que o Guarani pode ser superior aos demais. Podemos repetir a campanha de 2004, quando nossa equipe chegou ao quadrangular final da competição. Mas coloco os quatro ‘grandes’, Figueirense, Avaí, Criciúma e Joinville, como favoritos. Acredito que o Criciúma esteja um pouco à frente por fazer um investimento de clube de Série A – comenta Amaro Júnior, presidente do Guarani de Palhoça.

O técnico do Avaí, Sérgio Soares, não pensa muito diferente de Amaro. Porém, o comandante azurra coloca a Chapecoense também na lista de ‘grandes’ times que vai concorrer diretamente por uma das vagas nas semifinais da competição. É que o time do oeste também será seu concorrente na Série B do Brasileirão desde ano. Por este fator, Soares classifica o Campeonato Catarinense deste ano como um dos três mais disputados do Brasil.

- O favorito é o Criciúma. Fez uma campanha irrepreensível e manteve-se entre os quatro da competição (Série B do ano passado). Neste ano trouxe jogadores de um bom nível e é o grande favorito. Evidente que quando a competição começa a acontecer, pela força da camisa do Avaí e dos outros adversários pode ter um equilíbrio. Eu digo que o Campeonato Catarinense deste ano está entre os três melhores do país, porque tem um time na Série A e quatro na Série B. Metade dos times da competição disputam campeonatos nacionais fortíssimos. Isso mostra a força da competição. Acho que o Avaí vai entrar forte e o Criciúma entra como favorito – avalia o treinador azurra.

No Criciúma, o objetivo é pelo título. O último foi conquistado em 2005. A gestão do presidente Antenor Angeloni quer o troféu do Catarinense para coroar a nova fase que o clube vive. Desde aquele ano, o time do sul de Santa Catarina chegou a correr risco de ser rebaixado à Série D nacional. Porém, com o novo mandatário, o clube saiu da Série D, em 2010, e neste ano representa o estado na elite do Campeonato Brasileiro. Mas isso não faz do Tigre o favorito, na opinião de Zé Carlos. Ele e seus companheiros vão precisar manter o foco para não esmorecer na caminhada que só termina no início de maio.

- Motivação tem que ter sempre, pelo menos da minha parte. Quando o jogador recebe em dia, o clube faz sua obrigação e a gente tem que dar o nosso melhor. Sempre que vestir essa camisa, vou dar sempre o meu melhor. A Série A é outro campeonato e sei que não tem jogo fácil. Como o estadual também não tem. Alguns jogadores saem de time pequeno porque se destacam nos jogos contra os grandes. Temos que estar preparados porque vamos encontrar muitas dificuldades desde o sábado – pondera o vice-artilheiro do Brasil em 2013, com 41 gols.

Grupo do Figueirense que luta pelo título catarinense e vaga na Série A de 2014 (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / Figueirense FC)Grupo do Figueirense que luta pelo título catarinense e vaga
na Série A de 2014 (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / Figueirense FC)

O meia-atacante do Figueirense, Diogo Dolem, puxa a ‘sardinha para a sua brasa’. Para ele, pouco importa se o Avaí contratou dois jogadores reconhecidos pelas rodagens por times da Série A, se o Criciúma é o único na elite, se o Joinville tem mais de um time de reforços ou a Chapecoense entra embalada pelo acesso no ano passado. Segundo o jogador, o time que vai defender é sempre o favorito.

- Todos os times se reforçaram bastante. Mas não é uma opinião apenas minha, mas de todos: o Figueirense entra como favorito em todos os campeonatos que disputa – diz o atleta.

A partir deste sábado, com os primeiros jogos, as opiniões devem cair por terra. Porque é dentro de campo que as coisas acontecem. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances dos jogos de sábado em Tempo Real. A transmissão para Avaí x Atlético-IB começa às 16h40m. Logo depois, começa o Criciúma x Camboriú. Além dos movimentos, o internauta acompanha os momentos importantes das partidas em vídeo. No domingo, às 17h, os três jogos (Guarani de Palhoça x Figueirense, Joinville x Chapecoense e Juventus x Metropolitano) também terão cobertura.