Catarinense 2013 segue quente com 'superquarta' de disputas (Foto: Arte/Globo)
A previsão indica pancadas de chuva na noite desta quarta-feira por Santa Catarina. Porém, nem a água pode diminuir o calor das disputas reservadas para a segunda rodada do Campeonato Catarinense. A partir das 19h30m começam os embates que podem fazer quem deu passo à frente dar mais um. Cinco times estão nesta condição, por terem vencido seus compromissos no fim de semana. Outros cinco encaram o segundo jogo como questão de reabilitação. Para elevar a temperatura, sem 'dar bola' para garoa ou temporal, dois jogos colocam rivais na Série B deste ano em lados opostos das quatro linhas.
A ‘superquarta’ começa na capital catarinense. O Figueirense vai jogar diante da torcida pela primeira vez e será diante do Joinville. O confronto no Orlando Scarpelli está marcado para as 19h30m. Outro embate que opõe concorrentes na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano é Chapecoense x Avaí, em Xanxerê - casa provisória do time do Oeste. A partida será às 22h e tem transmissão da RBS TV para Santa Catarina. O ‘recheio’ da rodada tem o Criciúma na luta para seguir no primeiro lugar diante do Atlético-IB, em Ibirama, às 20h30m.
No mesmo horário ainda têm as estreias em casa do Camboriú e Metropolitano. O Cambura recebe o Juventus no Roberto Santos Garcia, no confronto de quem ainda não venceu na competição. O Metrô encara o Guarani de Palhoça, no estádio do Sesi, em Blumenau. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances dos jogos de sábado em Tempo Real. A partir das 19h10m inicia a cobertura com Figueirense x Joinville e vai direto até o encerramento, após Chapecoense x Avaí. Além dos movimentos, o internauta acompanha os momentos importantes das partidas em vídeo.
JEC tem outra previa da Série B, o Figueirense
Adilson Batista faz mistério na escalação
(Foto: Luiz Henrique, Divulgação / Figueirense FC)
Figueirense e Joinville se encontram na abertura da rodada, nesta quarta-feira, às 19h30m, e vão se rever ao longo do ano. No primeiro embate, as equipes ainda estão no início de preparação para a temporada. Porém, não deve ser empecilho para que o confronto seja disputado. O Joinville precisa da recuperação e o Figueirense não vai querer perder diante de sua torcida.
- A Série B ainda vai demorar um pouco, estamos na segunda rodada do Catarinense. A parte física, por ser começo de temporada, ainda é um pouco complicada. Tivemos pouco de treinamento e entramos direto no campeonato. Acho que foi feito um bom trabalho no início de temporada e, ao poucos, nossa equipe vai ganhando ritmo. Com o passar do tempo, nossa equipe vai melhorar no decorrer do campeonato – garantiu o atacante Marcelo Toscano, do Figueirense.
O clube mandante deve entrar em campo com Ricardo; Peter, Gutti, Douglas e Wellington Saci; Nem, Tinga, Ronaldo Três e Gerson Magrão; Danilinho e Marcelo Toscano. Mas o técnico Adilson Batista não revelou a equipe. Do outro lado, o JEC pode ter mudanças. O time perdeu em casa de virada, o 2 a 1 para a Chapecoense, mas tem novidades. O volante Carlos Alberto, ‘titular’ nos jogos preparativos está liberado pelo DM. Assim, Ricardinho vai mais para frente e Marcinho faz dupla com Lima. O time pode entrar com Ivan; Eduardo, Diego Jussani, Sandro e Pará; Carlos Alberto, Augusto Recife, Ricardinho e Marcelo Costa; Marcinho e Lima.
Ovelha tenta vencer a primeira, contra o ofensivo Criciúma
Paulo Comelli troca quatro jogadores
(Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC)
O Tigre marcou seis gols logo de cara e, por isso, terminou a primeira rodada no topo da tabela do Catarinense. O time do Sul de Santa Catarina quer mostrar que a briga pelo título neste ano não é um mero discurso. Apesar do ‘gordo’ 6 a 0, o Tigre não vai manter a mesma equipe para o confronto. O técnico Paulo Comelli vai mudar quatro posições, nas duas laterais e duas no meio de campo. Saem Diego Renan, Marlon, André Gava e Tartá. O treinador confirma a formação com o Bruno; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Gilson; Amaral, Ewerton Páscoa, João Vitor e Élson; Fabinho e Zé Carlos. Mudanças que não vão alterar o panorama da equipe, crê o comandante.
- Nós procuramos sempre ter um posicionamento na parte ofensiva, mas quando perdemos a posse de bola, procuramos encaixar a marcação adversária. O (Ewerton) Páscoa já fez isso no jogo passado, trabalhou bem no meio de campo como segundo volante – afirmou Comelli.
Mandante, o Atlético de Ibirama não deve ter mudança. O técnico Mauro Ovelha aposta na continuidade de seus escolhidos para bater o representante catarinense na Série A em casa. O time deve ser novamente escalado com Paulo Sérgio; Dema, Marcelo e Fabiano Silva; Thoni, Carlinhos Santos, Vanderlei, Diniz e Santos; Giba e Jean Carlos.
Duelo de vencedores: Chapecoense x Avaí, em Xanxerê
Sérgio Soares mantém Marquinhos no Avaí
(Foto: Alceu Atherino / Avaí FC)
Sem empates na primeira rodada, quem entrou em campo ou ganhou ou perdeu. No Oeste de Santa Catarina, às 22h, só vai ter vencedor em campo. Avaí e Chapecoense batem de frente em nova prévia de jogo da Série B deste ano. A Chape é a ‘dona da casa’, uma vez que atua em Xanxerê. O Josué Annoni serve de ‘lar’ enquanto o novo Índio Condá não fica pronto. Motivado pela virada sobre o JEC, o Verdão não deve ter mudanças na escalação: Nivaldo; Fabiano, Rafael Lima, André Paulino e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Paulinho Dias, Diego Felipe e Neném; Rodrigo Gral e Ronaldo Capixaba.
O Avaí dificilmente mexe. Se houve alteração, seria na meia cancha, com a troca de um dos volantes. A ideia do técnico Sérgio Soares é manter a mesma equipe que começou a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Ibirama. O possível Leão deve começar com Aleks; Arlan, Alex Lima, Cleyton e Aelson; Alê, Ricardinho (Marrone), Marquinhos e Nádson; Danilo e Rodriguinho. O treinador acredita que o desgaste físico, que recaiu sobre seus comandados na estreia, não seja um problema tão acentuado em Xanxerê.
- Os erros que aconteceram na estreia foram em função do desgaste. Com o desgaste, eles começaram a errar passes e a diminuir a velocidade. Para esse jogo, que não vai ter sol, o desgaste deve ser menor. Mesmo assim vamos ter que valorizar a posse de bola. Temos que errar menos passes — disse Sérgio Soares.
Briga ‘braba e boa’: contra o rebaixamento e pela vaga na Série D
Em Blumenau e Camboriú, a quarta-feira reserva duas batalhas. Os quatro times que estarão em ação, no Sesi e Roberto Santos Garcia, respectivamente, têm objetivos definidos e ordenados: continuar na primeira divisão e conseguir a vaga única na Série D do Campeonato Brasileiro.
Não temos tempo para lamentar"
Suca
Em Camboriú, o embate de derrotados na primeira rodada, entre os donos da casa e o Juventus. Os técnicos Suca e Pingo acenam com mudanças. O primeiro sofreu 6 a 0 com seu time diante do Criciúma, no sábado. Pingo viu o Metropolitano virar a partida e terminá-la em 3 a 1.
— A estreia já passou. Não foi o resultado que esperávamos, mas não temos tempo para lamentar. Vamos trabalhar para reverter essa situação — comentou Suca.
Em Blumenau, os donos da casa recebem o Guarani de Palhoça. O Metrô vai embalado pelo triunfo e o Bugre em busca da recuperação depois da derrota por 2 a 1 para o Figueirense. As duas partidas está marcadas para as 20h30m.