quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quarta na quarta: líder Figueirense defende posição cobiçada por rivais

Logo do Campeonato Catarinense 2013 (Foto: Arte/Globo)Catarinense 2013 segue quente com 'super-quarta' de disputas (Foto: Arte/Globo)

Todos contra um. Nove times que disputam o Campeonato Catarinense tem novo alvo. O Figueirense assumiu a liderança no domingo e entrou na mira dos rivais. Nesta quarta-feira, o time da capital de Santa Catarina coloca a liderança à prova. São pelo menos seis clubes em condições de ultrapassar o time alvinegro. Mais um ingrediente para fazer da quarta rodada uma ‘super-quarta’, com cinco jogos.

O líder joga em Blumenau. O Metropolitano é o mandante na partida marcada para às 22h, no Sesi. No mesmo horário, a Chapecoense tenta voltar à frente diante do Criciúma, outro que também esteve na liderança, na primeira rodada. A partida será no Josué Annoni, em Xanxerê. A quarta rodada é aberta às 19h30m, momento que a bola rola para Avaí e Juventus. Ainda há dois jogos às 20h30m, Atlético de Ibirama x Guarani de Palhoça, em Ibirama, e Camboriú x Joinville, em Camboriú.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances dos jogos desta quarta cheia em Tempo Real. A partir das 19h00m inicia a cobertura com o Leão x o Moleque Travesso de Jaraguá do Sul e vai direto até o encerramento das cinco partidas. Além dos movimentos, o internauta acompanha os momentos importantes dos confrontos em vídeo.

Contra Metrô, Figueira quer seguir na ponta

Willian Magrão, Figueirense (Foto: Luiz Henrique / Divulgação FFC)Willian Magrão volta ao time após contusão
(Foto: Luiz Henrique / Divulgação FFC)

Figueirense tem duas baixas. Nem suspenso e Ronaldo Três, lesionado. Porém, tem um retorno importante de Willian Magrão. Adilson Batista fechou a última parte do treino e o Figueira repete pela terceira vez seguida a ‘dispensa’ de concentração.

- Jogo que tem importância para nos manter na frente. Até para nos dar uma tranquilidade a mais. O grupo sabe que é um jogo difícil, jogar em Blumenau contra o Metropolitano nunca foi fácil. Eles estão fazendo uma bela campanha, mas a gente vai em busca de uma resultado positivo e para nos deixar sempre entre os primeiros – goleiro Ricardo do Figueirense.

Metrô acena com mudanças na formação em relação a derrota para o Joinville, mas o técnico Barbieri só deve promover as alterações momentos antes da partida. O time perdeu os 100% diante do JEC na última rodada e por isso, pode mudar a sua composição. Antes, derrotou Juventus e Guarani. Contra o Figueira, em casa, vai poder mostrar outra vez do que pode ser capaz no Catarinense.

Chapecoense pega o Tigre, modificado

Técnico Paulo Comelli, do Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC)Comelli ajusta Criciúma sem tempo para treinos
(Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC)

A Chape quer se refazer do ‘tombo’ no Scarpelli. Os comandados de Gilmar Dal Pozzo não conseguiram repetir as atuações das últimas duas partidas. O treinador pode fazer uma alteração. Tira Capixaba e entra Bruno Rangel. Pode colocar a escalação passada com esta troca.

Além do Figueirense, o Criciúma é o outro invicto no Catarinense e o treinador Paulo Comelli também mexe na equipe. Das duas alterações (Everton Luiz no lugar de João Vitor e Elson na vaga de André Gava), a segunda que deve ter o papel de mudar a postura da equipe. As alterações vão mais no papo que na bola.

- A gente não tem tempo para treinar, vai pro jogo mais sabendo do que precisa fazer. Pouco difícil para o treinador armar o time taticamente e também de trabalhar fisicamente. Mas início de ano é assim e com dificuldades mesmo que a gente chega lá – disse o volante Amaral, capitão da equipe.

Camboriú tenta primeira vitória contra o Joinville

Kim, novo atacante do Joinville (Foto: Divulgação / JEC)Atacante Kim crê em jogo difícil nesta quarta-feira
(Foto: Divulgação / JEC)

Uma vitória do Joinville nesta quarta-feira vai evitar que o clube se distancie dos líderes e ainda possa brigar para garantir uma vaga na semifinal já no primeiro turno. O Camboriú, por sua vez, espera tirar o peso da lanterna das costas e conquistar a primeira vitória no Campeonato Catarinense. O jogo no Roberto Santos Garcia, o Robertão, marca a estreia do técnico  Claudemir Sturion à frente do Cambura. Sturion teve dois dias para preparar o time e dar continuidade ao trabalho do Suca.

O Cambura conta com um reforço do mar Cáspio, entre o leste europeu e a Ásia. O atacante Beto Cachoeira foi contratado há poucos dias pelo Camboriú, teve a documentação regularizada e está à disposição do novo treinador. O atleta estava defendendo o Khazar, do Azerbaijão.

Para o comandante Artur Neto, a partida tem a função de confirmar os 11 iniciais. O treinador deve repetir a escalação que venceu o Metropolitano, por 1 a 0, na última rodada, quando o JEC conquistou o primeiro triunfo na competição. Apesar de ser contra o último colocado, a equipe do Coelho não espera facilidades. Ao Camboriú, a vitória é de urgência necessidade.

- Vai ser mais um jogo difícil. Independente da situação deles, temos que ir para vencer. Eles vão querer ganhar por causa do técnico novo e para nós não pode ser diferente. Respeitamos a equipe deles, mas vamos para conquistar os três pontos – disse o atacante Kim, parceiro de Lima.

Avaí mantém time para receber o Juventus

Sérgio Soares, treinador do Avaí (Foto: Alceu Atherino/ Avaí)Sérgio Soares tenta dar entrosamento ao Avaí
(Foto: Alceu Atherino/ Avaí)

O técnico Sérgio Soares demonstrou satisfação com a equipe que, após sofrer um gol no início do último jogo, conseguiu empatar com o Criciúma. O treinador deve repetir a escalação, mas espera a vitória nesta quarta-feira. A ideia do treinador é dar ritmo e entrosamento à equipe.

Aguardada pelos torcedores avaianos, a estreia de Eduardo Costa ainda não vai ser desta vez. O objetivo é evitar lesões e prepará-lo para toda a temporada. Apesar de não atuar nesta quarta-feira, há uma possibilidade de entrar em campo na quinta rodada, no domingo, contra o Guarani de Palhoça. Por enquanto, os olhos da torcida focam o meia Marquinhos, autor do 'Gol do Povo' da terceira rodada.

- A ideia é de manutenção da equipe e do esquema de jogo - explicou Sérgio Soares.

Entretanto, o visitante da noite não promete dar vida fácil à Azurra. O Juventus vem de duas vitórias consecutivas, ambas por 2 a 1. A última, de virada sobre o Atlético-Ib. A motivação de vencer o Leão na capital do estado é a arma da equipe de Jaraguá do Sul.

Atlético-IB x Guarani de Palhoça.

Atlético Ibirama e Guarani de Palhoça, no Hermann Aichinger promete ser uma das partidas mais equilibradas da quarta rodada. A equipe atleticana, comandada pelo experiente Mauro Ovelha, busca a primeira vitória no campeonato com novidades, enquanto o Guarani tenta embalar na competição.

Na visão do técnico Hudson Coutinho, a atuação do Bugre na última partida foi a pior dos três jogos disputados no Catarinense, mas o resultado foi a primeira vitória. A expectativa é de que o time comece a crescer na competição. O Atlético-Ib, por sua vez, começou bem a última partida, abriu o placar com o belo gol de Vanderlei, mas sofreu a virada do Juventus.

O time do Guarani não deve ter alterações. Os donos da casa, no entanto, apresentam novidades. Primeiro porque precisam substituir o zagueiro Marcelo Bolacha, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Mauro Ovelha não confirmou quem será o substituto, mas a tendência é de que Jajá comece jogando. Fabiano Silva segue no departamento médico e Neguetti deve permanecer com a vaga do volante. Liberado pela CBF, o meia-atacante Jenison, de 21 anos, emprestado pelo Atlético-PR, deve iniciar a partida.