Quando Clebinho se sentiu livre para mandar um tiro da intermediária, acertar o canto do goleiro do Figueirense e celebrar o único gol do Guarani na derrota por 2 a 1, quebrou algo que parecia uma escrita. Não fosse o tento dele, todos os tentos da primeira rodada do Campeonato Catarinense teriam sido assinalados de dentro da área. Dos 17 em cinco jogos, 16 (94%) foram no espaço em que goleiros tomam cuidado para não derrubar ninguém ou zagueiros se preocupam em não colocar a mão na bola ou cometerem faltas:
Se bem que jogadores de Camboriú, Guarani, Chapecoense e Juventus não tiveram tanto zelo, de acordo com os árbitros. Foram quatro pênaltis marcados, todos cometidos pelos goleiros. Porém nem todos tiveram a rede como destino final. Gerson Magrão, do Figueirense, bateu e Rodrigo Rocha defendeu. Ainda assim, o time alvinegro venceu e subverteu o favoritismo pelo mando de campo. Por volta das 19h de domingo, com o fim de todos os jogos, a tabela apontava supremacia dos visitantes. Eles estragaram a festa alheia. Três vitórias para o pessoal de fora e duas para os donos da casa.
- Jogos: 5
- Gols: 17
- Média de gols: 3,4
- Vitória de mandantes: 40%
- Vitória de visitantes: 60%
- Placar mais repetido: 2 a 1 (duas vezes)
Nos seus 6 a 0 sobre o Camboriú, o Criciúma não apenas foi um dos poucos, junto do Avaí, a mostrar a força em casa. Ainda na primeira rodada, pode ter selado o maior placar do Campeonato Catarinense quase igual ao ano passado. A maior goleada do estadual de 2012 foi do Tigre. Também sobre o Camboura e no Heriberto Hülse, só que pelo placar de 7 a 0. Além da liderança após os primeiros jogos, o representante de Santa Catarina na Série A de 2013 larga na frente em outro quesito, a artilharia.
Os atacantes Zé Carlos e Fabinho marcaram duas vezes cada e estão entre os quatro jogadores na dianteira pelo maior número de gols. Quem também balançou a rede duas vezes na estreia foram o volante Diego Felipe (fez os dois da Chapecoense na virada por 2 a 1 sobre o Joinville) e o meia Felipe Pinto (nos 3 a 1 do Metropolitano sobre o Juventus).