O tempo de preparação para o Campeonato Catarinense foi curto para o Avaí. A equipe teve pouco mais de duas semanas para começar a preparação física e esboçar a parte tática. Para que o Leão catairinense conquiste o título pela segunda vez seguida, o técnico Sérgio Soares aposta em posse de bola e velocidade.
Sérgio Soares aposta em qualidade técnica e velocidade do Avaí (Foto: Savio Hermano)
Sérgio Soares reconhece que a equipe ainda está longe do preparo físico ideal. O técnico justifica a falta de preparo com o curto tempo de preparação. Por isso, vislumbra na posse de bola.
— Nós só temos 60% da nossa condição física. Em duas semanas e meia não dá para ter uma boa preparação. E a parte técnica depende da física. Não dá para você pensar em fazer uma jogada sem a resposta muscular para desenvolver o movimento. Mas o Avaí é um time de muita qualidade técnica, que sabe tocar e com boa saída de bola. A principal característica dessa equipe é a posse de bola em velocidade. Para time que tem a posse de bola, a chance de perder é menor — explicou o treinador.
Para Sérgio Soares jogar com um, dois ou três atacantes não altera, necessariamente, o poder ofensivo da equipe. O treinador busca uma maneira de colocar o time com poder de finalização dando mobilidade ao time.
— A ofensividade não passa pelo número de atletas que você tem na frente, mas pela forma que chega. Isso que vamos procurar ter, um bom número de atletas que chegam à frente para ser bem ofensivo.
Após falar da dificuldade de ajustar a equipe, Sérgio Soares destacou os outros desafios do Catarinense.
— É uma competição extremamente equilibrada. São cinco times que disputam a Série A e Série B do Brasileirão, e ainda tem times, como o Metropolitano, que jogamos recentemente e me agradou muito. O Atlético de Ibirama tem um técnico que conhece muito bem o campeonato. Tem o Criciúma que se prepara para disputar a Série A. Na minha opinião, vai ser um campeonato bem equilibrado e muito bem disputado.
A estreia do Avaí é neste sábado, às 17h ,na Ressacada. O adversário do Leão na parte que abre o Estadual é o Atlético-IB.