Façam suas apostas, porque o desfecho do primeiro turno do Campeonato Catarinense está quase pronto. Dos 10 times, apenas dois fecharam a sétima rodada com chances de conquistar o título de fase e a vaga antecipada para semifinais do estadual. Apenas um pode levar e a Chapecoense tem vantagem. Venceu a sexta partida, no domingo, e segue líder. O Figueirense ficou atrás e está em segundo, com 16 pontos. São cinco a mais que o terceiro, o Joinville, que protagonizou um jogão com o Criciúma, neste domingo.
A Chapecoense se garantiu na primeira colocação por mais uma rodada com uma vitória por 3 a 0, fora de casa. No Roberto Santos Garcia, em Camboriú, a patrola verde do oeste passou de mansinho e construiu o marcador. Galiardo abriu o placar e o jogo, então morno, esquentaria no segundo tempo. Teve gol de Rodrigo Gral, o sexto dele no Catarinense – artilheiro da competição -, e um belo tento de Athos. Foi assim que a Chape terminou na liderança pela quinta vez em sete rodadas até agora.
Chape leva a melhor e a liderança do Catarinense: 3 a 0 no Cambura (Foto: Rafael Nunes/Camboriú FC)
O segundo colocado ameaçou a tomar a ponta. O Figueirense até o fez no clássico diante do Avaí. Venceu por 1 a 0 e chegou a passar a madrugada na frente. Fruto do gol salvador do zagueiro Douglas. O manezinho de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, foi o nome do confronto entre os dois clubes da capital catarinense. A Chapecoense só iria retomar a posição no dia seguinte.
Mas clássico quente foi no norte de Santa Catarina, quando o representante do sul duelou com os donos da Arena Joinville. Jogo de sete gols e com o último, e redentor, no final da partida – o da virada. Desde o primeiro minuto, o Criciúma saiu na frente e sofria o empate. Foi assim três vezes. Mas aos 42 minutos do segundo tempo, Arthur Maia virou o placar e o nome do 4 a 3.
O Juventus cada vez mais se consolida como a surpresa desta edição do Campeonato Catarinense deste ano. Na sexta-feira ameaçou sair da competição. No sábado voltou atrás. E no domingo venceu o Guarani de Palhoça, por 1 a 0, gol de Leandrinho. Se o estadual terminasse neste momento, seria o time que recém subiu da segunda divisão que iria ficar com a vaga de Santa Catarina na Série D do Brasileirão.
A rodada ainda teve o sentimento de decepção para os blumenauenses. O Metropolitano jogava em casa e tinha a estreia do técnico Abel Ribeiro no comando. Porém, o Atlético de Ibirama fez quatro gols – mesmo número que tinha nas seis rodadas anteriores. O time do técnico Mauro Ovelha venceu por 4 a 1.