sábado, 23 de fevereiro de 2013

JEC e Avaí entram em campo para somar, e mostrar mais no Estadual

Logo do Campeonato Catarinense 2013 (Foto: Arte/Globo)Oitava rodada começa com Juventus x Joinville e Avaí x Metropolitano (Foto: Arte/Globo)

De fora da disputa pelo título do primeiro turno do Campeonato Catarinense – e da vaga
antecipada das semifinais -, Avaí e Joinville têm pelo que lutar. Representantes catarinenses na Série B do Brasileirão, a dupla precisa somar pontos para fazer do caminho no returno menos espinhoso. Vitórias sobre Metropolitano e Juventus, respectivamente, dá ânimo para lutar pela conquista da segunda fase e ‘engorda’ a soma para uma classificação para a etapa decisiva pelo índice técnico.

A abertura da oitava rodada do Campeonato Catarinense será neste sábado e em Jaraguá do Sul. Time da casa, o Juventus recebe o Joinville em confronto às 16h, no João Marcatto. O segundo confronto do dia está marcado para às 18h30m, na Ressacada. O Avaí encara um Metropolitano sedento por recuperação.

As duas partidas terão cobertura do GLOBOESPORTE.COM. Às 15h30m inicia o acompanhamento do confronto em Jaraguá do Sul, com os principais lances, movimentos e vídeos. O Tempo Real continua para a partida Avaí x Metropolitano.

Tricolor busca a primeira vitória fora de casa contra o Juventus

Volante Augusto Recife com a braçadeira de capitão do Joinville (Foto: Divulgação / JEC)Augusto Recife com a braçadeira de capitão
  (Foto: Divulgação / JEC)

O Joinville espera diante do Juventus mostrar que vai entrar no segundo turno com força. O clube do norte de Santa Catarina fez sua melhor partida, e a melhor vitória, no clássico diante do Criciúma, na rodada passada. Resultado que enche os pulmões dos tricolores para o próximo embate pelo Catarinense. Capitão do JEC, Augusto Recife acredita que em Jaraguá do Sul o time pode estar mais ‘solto’ em campo.

- A vitória sobre o Criciúma foi boa, para que os jogadores que se soltassem mais. Não que estivessem presos. Este é um grupo que corre atrás pelo melhor do Joinville. São jogadores humildes e que querem procurar um lugar melhor para frente, tanto de quem se juntou quanto a quem já estava aqui. Tenho certeza que vai dar bons frutos – afirmou o volante.

O Joinville pode ser o mesmo dos 4 a 3 na Arena Joinville. Artur Neto mandaria para o gramado do João Marcello a escalação com Ivan; Eduardo, Diego Jussani, Sandro e Pará; Augusto Recife, Carlos Alberto, Jaílton e Marcelo Costa; Kim e Ronaldo. No entanto, o meia Arthur Maia e o atacante Matheus Carvalho podem ser novidades até mesmo na hora da liberação da papeleta.

O Juventus, por outro lado, tem a chance de mostrar que não é apenas uma surpresa. Um dos dois clubes que ascenderam para a primeira divisão deste ano, os grenás estão logo atrás do JEC, na tabela de classificação, em quarto lugar e dois ponto a menos. Porém, o time ainda não abateu nenhum dos consideradores grandes. O técnico Pingo pode apostar em Wanderson; Willian, Paganelli, Peixoto e Crasso, Pedra, Evandro, Mazinho e Max; Giso e Leandrinho para vencer o Joinville. Mais do que isso, espantaria de vez a aura de crise em torno do time de Jaraguá do Sul.

Leão tem a volta de Aelson de Alex Lima para encarar o Metrô

Aelson, lateral-esquerdo do Avaí (Foto: Alceu Atherino / Avaí FC)Aelson volta lateral-esquerda do Leão
(Foto: Alceu Atherino / Avaí FC)

O Avaí ainda vive, segundo seu treinador, a fase de ajustes de início do ano. O técnico Sérgio Soares ainda não enxerga a esquadra azurra como pronta. Nem por isso refuta que o triunfo em casa esteja em sua pauta. Segundo o comandante do Leão Catarinense, o time está em formação para o Campeonato Catarinense.

- Nós estamos num momento de ajustar o time. Os jogadores estão entendendo qual é a proposta. Se houver necessidade de mudar o esquema tático, os jogadores estão absorvendo e nós estamos ajustando. Vamos ver as peças que podem render dentro dessa situação que estamos criando desde o início – disse o treinador.

Os ‘ajustados’ para o encontro da oitava rodada do Campeonato Catarinense devem ser Diego; Arlan; Pablo, Alex Lima e Aelson; Rodrigo Thiesen, Marrone, Dinélson e Marquinhos; Rodriguinho e Adriano Chuva. O volante Eduardo Costa tem possibilidade de fazer seu primeiro jogo como titular, na vaga de Marrone.

Já o Metropolitano deve ir para a capital de Santa Catarina repleto de novidades. Nesta semana o clube anunciou novas contratações ao técnico Abel Ribeiro. Na quarta-feira, foi feita uma reformulação que foi do vestiário ao gabinete. Além da troca na direção de futebol do clube, foram dispensados dois jogadores e chegaram quatro, entre eles um campeão brasileiro e ex-jogador de Seleção, o lateral Alessandro.

Mas o novo lateral não está entre os relacionados para a partida na Ressacada. Ainda sem tempo para colocar as documentações em dia do novo reforço, o Metrô deve manter Régis na lateral-direita e a provável escalação do técnico Abel Ribeiro deve ter: Dida; Régis, Thiago Couto, Linno (Elton) e Rafinha; Nilson, Andrei, Edmar, Daniel e Thiago Cristian; Rafael Costa