Já havia passado por seis, passou por sete. Na corrida por Santa Catarina, uma patrola verde andou a 87,5 km/h. Desta forma, não poderia ser diferente. A Chapecoense levou com uma rodada de antecipação o título do primeiro turno do Campeonato Catarinense. O representante do oeste de Santa Catarina fez sua segunda goleada, sobre o Guarani de Palhoça. Já o Figueirense, que tinha chance de prorrogar para a última rodada a definição da fase, parou na reabilitação do Criciúma.
A Chapecoense decretou o fim do primeiro turno com goleada no Campeonato Catarinense. Sem passar trabalho, fez 5 a 2 no Guarani de Palhoça. O adversário encostou porque a Chape relaxou. Também pudera, terminou o primeiro tempo com três gols de vantagem – enquanto o Figueirense perdia em Criciúma. Bruno Rangel (duas vezes), Neném, Athos e Dieguinho balançaram as redes e a torcida no Josué Annoni, em Xanxerê. Alan e Renato Pauli descontaram.
O time verde do oeste conseguiu incríveis 87,5% de aproveitamento e a taça da fase. O resultado ainda consolidou a equipe que joga de branco com o melhor ataque do Campeonato Catarinense, com 20 gols anotados. Tem também a melhor defesa da competição, com oito gols sofridos. Números obtidos com uma campanha de sete jogos e apenas um derrota.
Chapecoense goleia Guarani e conquista primeiro turno (Foto: Daniel Cavagnoli / Chapecoense)
O Figueirense não fez sua parte para postergar a decisão da fase. Precisava vencer o Criciúma, mas tomou 2 a 0 no Heriberto Hülse. Foi um gol e cada tempo, com Giancarlo e Fabinho, e o Figueira não conseguiu fazer o resultado que precisava no sul de Santa Catarina. O time ficou cinco pontos atrás da Chape, com uma rodada por disputar. Ou seja, sem chance de tirar o caneco dos oestinos.
No outro jogo de domingo, para não dizer que não houve nada além de um ponto para cada lado, Atlético-IB e Camboriú fizeram o primeiro confronto que termina sem gols no estadual. Os times empataram em 0 a 0. O placar foi um pouquinho melhor para os donos do estádio em Ibirama. É que agora estão em sétimo, uma posição a mais e o mesmo número de pontos do Avaí.
- Com gol e título, Athos 'prova' que não é jogador de segundo tempo
- Após título, atletas dão volta olímpica com taça simbólica em Xanxerê
- Após o primeiro, Giancarlo se anima: ‘Criciúma tem que ser o maior de SC’
- Goleiro Diego é categórico: ‘Avaí não pode ter oito pontos a essa altura’
- Artur Neto lamenta começo ruim na derrota do Joinviile: 'Nos envolveram'
Isso porque o time azurra perdeu em casa, para o Metropolitano, no sábado. Foi vítima de um jogador que já vestiu sua camisa. Rafael Costa fez dois. Um no começo e outro no final da partida na Ressacada. O confronto ainda teve o segundo gol de falta do campeonato. Marquinhos fez o de empate, que viraria derrota avaiana: 2 a 1 ao Metrô.
Agora a Juventus pode se dizer como surpresa do Catarinense. Se antes precisava a vitória sobre um grande – times do estado nas duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro -, não carece mais. O time do técnico Pingo venceu o Joinville nos contra-ataques: 2 a 1 no João Marcatto.