Sobre o gramado verde do Sesi, em Blumenau, dois times igualmente verdes e líderes. A Chapecoense, primeira colocada do Campeonato Catarinense até a quarta rodada, vai defender a vantagem sobre os donos da casa, o Metropolitano. Este é só um dos três jogos deste domingo, todos às 17h. Criciúma e Avaí, que miram a colocação dos rivais, têm confrontos fora de casa para fechar a quinta série de jogos do estadual. O Leão atua em Palhoça, contra o Guarani, e o Tigre em Jaraguá do Sul, diante do Juventus.
As três partidas têm o acompanhamento do GLOBOESPORTE.COM. A partir das 16h30m está aberto o Tempo Real da rodada, que descreve todos os lances dos jogos simultâneos. Além dos movimentos, o internauta também assiste aos momentos mais importantes em vídeo.
Verdes pela liderança
Ambos com 9 pontos, o que difere Chapecoense e Metropolitano na tabela de classificação é o número de gols marcados. A Chape está na frente porque marcou dois a mais que os rivais. Porém, a partir das 17h, no Sesi, os dois clubes têm a chance de mudar a relação. Em Blumenau, o time do oeste de Santa Catarina deve ter apenas uma mudança. O lateral-esquerdo Fabinho Gaúcho está suspenso pela expulsão na rodada passada e o técnico Gilmar Dal Pozzo na definiu o substituto. Quatro jogadores estão cotados para a posição. Uma possível Chape tem Nivaldo; Fabiano, Rafael Lima, André Paulino, Dudu Figueiredo; Wanderson, Paulinho Dias, Neném, Diego Felipe; Ronaldo Capixaba e Rodrigo Gral.
Rodrigo Gral ajuda a Chape pela liderança
(Foto: Sirli Freitas/Agência RBS)
- O Metropolitano está com o merecimento de ser líder junto de nós. Somente este fator é suficiente para mostrar que vai ser uma partida difícil em Blumenau – resume o treinador da Chapecoense.
Depois da primeira derrota no Catarinense, o 1 a 0 para o Joinville, o Metropolitano deu um ‘sacode’. O técnico Luiz Carlos Barbieri mexeu em quase meio time. Foi recompensado pela vitória sobre o Figueirense, na última rodada. A ideia do treinador é manter a equipe, tanto na formação quanto na postura. Por isso, deve ir de Dida; Portela, Thiago Couto, Linno e Rafinha; Andrei, José Lucas, Edmar e Daniel; Thiago Cristian e Rafael Costa.
Avaí estreia goleiro diante do Guarani
O Avaí espera que a ‘virada de jogo’ no Campeonato Catarinense seja celebrada meio fora de casa, meio dentro. O time azurra vai enfrentar o Guarani, em Palhoça, cidade da Grande Florianópolis. A equipe ainda não empolgou sua torcida. Para tal, o técnico Sérgio Soares segue a transformação na equipe, embora prime pela base montada desde a primeira rodada. No Renato Silveira, será a vez de Diego voltar a usar a camisa 1. Ele saiu no final da temporada e voltou nesta sexta-feira. O Leão tem a suspensão do zagueiro Alex Lima e o treinador deve mandar o jovem Luiz Matheus no seu lugar. O time possível é escalado com Diego; Arlan, Luiz Matheus, Alef e Aelson; Rodrigo Thiesen, Marrone, Dinélson e Marquinhos; Rodriguinho e Danilo. A maior preocupação do treinador é com o aspecto físico dos atletas.
Goleiro Diego chega e joga pelo Avaí
(Foto: Alceu Atherino/ Avaí FC)
- O tempo de recuperação é muito curto e ainda há falta de pegada. Faltou o equilíbrio do posicionamento para que você pudesse ter essa aproximação da marcação e isso ficou muito por causa do desgaste no jogo anterior – acredita Sérgio Soares, projetando o confronto.
O Guarani de Palhoça, mandante da partida das 17h, está no mercado para tentar reverter em campo. O time tem apenas 3 pontos e está na vice-liderança. Contratou um defensor e o técnico Hudson Coutinho remonta a equipe a cada jogo para tentar, também, ‘virar o jogo’. A formação da derrota por 1 a 0 para o Atlético de Ibirama, com Rodrigo Rocha; Cleiton Garcia, Marcão, Tiago Sala e Bueno; Clebinho, Leandro Melo, Michel e Maicon; Renato Pauli e Uederson, deve sofrer alterações.
Criciúma quer que Juventus pague a conta
Treinador do Criciúma, Paulo Comelli admite que o time ainda está devendo no Campeonato Catarinense. Na partida das 17h no João Marcatto, o Tigre quer deixar seus números em amarelo, preto e branco. Por isso, vai tentar recuperar o déficit diante do Juventus. Para isso, o treinador mexe na equipe. Além de suspenso, Zé Carlos se despediu do clube.
Recém-apresentado, Giancarlo assume a camisa 9. O lateral-direito Diego Renan, lesionado, e o volante Everton Luiz, suspenso, não viajaram para Jaraguá do Sul. A formação deve ter Bruno; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Ewerton Páscoa, João Vitor, Élson e Tartá; Lins e Giancarlo. Comelli deposita nesta formação a expectativa de fazer uma boa apresentação.
Giancarlo se apresenta e já estreia no Criciciúma
(Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC)
- Precisamos fazer um bom jogo, jogar como tem que ser o Criciúma, um time grande. Deixamos de fazer isso contra a Chapecoense, no primeiro tempo principalmente. Temos que ser uma equipe que trabalhe mais a bola, tenha tranquilidade e que procure envolver o adversário. Sabemos que será difícil, o Juventus começou a preparação em dezembro. Essa é a dificuldade, mas temos que procurar superá-la – afirma o comandante do Tigre.
No Juventus, o técnico Pingo quer que o Moleque seja de fato Travesso. O time está em quinto lugar, com um ponto a mais que o rival deste domingo. Se vencer, incomoda ainda mais os times que brigam pelas primeiras colocações. Para isso, deve manter a formação que perturbou o Avaí na Ressacada, mas perdeu por 2 a 1 na rodada passada. Vestido em grená, a equipe pode entrar no gramado com Wanderson; Paulinho, Charles, Peixoto e Rodrigo Crasso; Anderson Pedra, Evandro, Cícero e Mazinho; Leandrinho e Lourival.