quarta-feira, 6 de março de 2013

Dr. Funchal explica lesões que 'lotam' o departamento médico do Avaí

Luís Fernando Funchal, médico do Avaí (Foto: Paulo Evangelista)Luís Fernando Funchal explica lesões que desfalcam
o Leão (Foto: Paulo Evangelista)

O Avaí começa o segundo turno com o departamento médico cheio. São cinco jogadores, com diferentes tipos de lesões que podem atrapalhar a caminhada do time para chegar à semifinal do Campeonato Catarinense: Alex Lima, Aélson, Arlan, Rodrigo Thiesen e Leandro Silva estão na lista. A situação do último, que se recupera de uma cirurgia no joelho há seis meses, ainda é a que mais preocupa o departamente médico e existe a possibilidade dele voltar apenas para a disputa da Série B. O médico do clube, Luiz Fernando Funchal explicou a lesão dos atletas caso a caso nesta quarta-feira.

Sobre o caso de Leandro Silva, Funchal afirma que, apesar da cirurgia ter sido difícil, a recuperação é satisfatória, mas não garante a presença dele em campo até o final do Catarinense. Como o procedimento cirúrgico foi no ligamento do joelho e também na cartilagem, o processo de recuperação é mais lento.

— Chance tem (de ficar fora do Catarinense), mas não é o que queremos.  Se olharmos o aspecto objetivo ele fez uma cirurgia complexa no menisco e na cartilagem. Ele tem só seis meses de recuperação, estamos tentando acelerar para que ele tenha condições de treino. Em minha opinião, para o padrão de cirurgia que ele foi submetido ele está até bastante evoluído.

Sobre o caso mais recente, de Alex Lima, o doutor prevê um caso de um mês. Segundo Funchal, o zagueiro estará apto para jogar em 30 dias. O zagueiro sofreu um trauma contra o Metropolitano e passará por uma videoartroscopia no joelho nesta quinta-feira.

— O jogador sofreu um trauma no jogo contra o Metropolitano, tentamos fazer um tratamento clínico para ver se tinha uma recuperação, mas observamos que isso não ia ocorrer. Por uma questão de resultado optamos por um tratamento artroscópico, uma pequena cirurgia na região meniscal. Pelo tipo de lesão acreditamos que em 30 dias  o jogador deva estar recuperado.

Já o  volante Rodrigo Thiesen teve uma torção no joelho esquerdo e vai ficar fora da equipe por 40 dias. Funchal garante que o jogador está se recuperando bem e que dentro de quatro semanas volte aos trabalhos de reabilitação no Avaí.

— Ele está se recuperando bem.  Ele teve um pouco de azar, uma torção no joelho, uma lesão bastante extensa. Ele teve uma boa melhora na mobilidade da articulação, já está com uma estabilidade. Nós fizemos um tratamento com plaquetas, o que é uma rotina nossa e ele está se recuperando bem. Acredito que entre três e quatro semanas, já deva ter uma melhor condição.

As situações dos laterais Aélson e Arlan são considerados mais simples. Apesar de não estarem aptos a participar da partida contra o Atlético-IB no sábado, os dois se recuperam bem. O médico do Leão projeta que Arlan volte aos treinos a partir da semana que vem. Diferente de Aelson, que sofreu um estiramento na coxa esquerda, e não há previsão para voltar aos gramados.