(Foto: Jamira Furlani / Avaí FC)
Sétimo colocado com nove pontos, duas vitórias, três empates e três derrotas, 11 gols marcados, 14 gols sofridos e a segunda pior defesa do campeonato, o Avaí vive uma pequena crise nesse primeiro turno do Campeonato Catarinense. Na última semana, o técnico Sérgio Soares balançou no cargo, mas acabou mantido pelo gerente de futebol, Júlio Rondinelli. E assim, sem vencer há quatro jogos, o Leão pode terminar a primeira metade do Estadual empatado em número de pontos com o quarto colocado. A missão é complicada, mas possível na visão do treinador Sérgio Soares.
- É uma coisa que ninguém está citando, está todo mundo apurando o lado negativo, que faz parte. Nós, internamente, trabalhamos com essa possibilidade (de terminar no G-4). Agora vocês fazem o trabalho de vocês e a gente respeita, mas a gente está procurando terminar o turno em quarto. Aí você está numa zona de classificação, e podemos buscar uma recuperação maior no segundo turno - afirma o técnico.
Para que isso aconteça, o primeiro passo, neste sábado, é torcer para três resultados: por vitória do Guarani sobre o Joinville, ou empate entre os dois, e um triunfo do rival Figueirense contra o Juventus. Com vitória na Arena Joinville, o Bugre de Palhoça chegaria a 10 pontos, dois pontos a menos caso o Avaí vença. Em caso de empate, o Joinville chegaria a 12, empatando com o Avaí em número de pontos e vitórias, também considerando uma vitória avaiana por, pelo menos, quatro gols.
O Figueira, com 16 pontos, 'precisa' vencer no Scarpelli para deixar o time de Jaraguá do Sul estacionado nos 12 pontos - o Juventus tem quatro vitórias, à frente do Avaí nos critérios de desempate. No domingo, além de fazer a obrigação e vencer o Camboriú, que o levaria a 12 pontos e três vitórias, o Avaí cruza os dedos para mais dois resultados.
Em Ibirama, qualquer resultado ajuda o Leão da Ilha: empate, vitórias de Atlético, que tem oito pontos, ou da campeã antecipada Chapecoense. Em Blumenau, a vitória do Metropolitano, que jogaria o time da casa a 15 pontos, ajuda o Avaí. Uma derrota deixa o Criciúma com os atuais 11 pontos. No final das contas, o time da Ressacada pode acabar o turno com 12 pontos, ao lado do Juventus, que termina na frente em qualquer situação por conta das vitórias as mais.