sábado, 9 de março de 2013

Em débito, Tigre e Leão dão 'pontapé' inicial no returno com mudanças

Favoritos para o título, mas com campanhas muito abaixo do esperado. Assim terminaram Criciúma e Avaí no primeiro turno do Campeonato Catarinense em 2013. O Tigre do Sul do estado, único representante de Santa Catarina na elite do futebol, e o Leão da capital, defensor do título estadual, terminaram apenas na sexta e sétima colocação. A partir deste sábado, ambos fora de casa, esperam dar a volta por cima para largar na frente na corrida por uma vaga direta na fase final.

E para mudar o panorama no campeonato, as duas equipes também começam o segundo turno com alterações. No Sul, em grande proporção. Após a derrota para o Metrô na última rodada, houve 'demissão em massa’ logo após a partida, ainda em Blumenau. Entre os demitidos estavam o técnico e o gerente de futebol responsáveis pelo acesso à Série A no fim de 2012. Já foram contratados para as vagas, Cícero Souza, como diretor executivo, e Vadão, como treinador. Mas o novo técnico assume apenas na segunda-feira, e Sílvio Criciúma fica encarregado do comando neste sábado como interino.

Na capital, as mudanças são mais brandas. Na corda bamba no final do turno, o técnico Sérgio Soares, diferente de Comelli, conseguiu levar o seu time a uma vitória na nona rodada e se manteve no cargo. Mas o elenco passou por reformulação. Adriano Chuva, contratado no meio de fevereiro para ser o ‘homem-gol’, decepcionou e já rescindiu com o Leão. Dinélson também saiu, trocou o Brasil pela China. Mas também chegaram nome à Ressacada. Recém-contrato junto ao Grêmio, Roberson mal chegoue já deu assistência para o triunfo que segurou Soares no Leão. Para concorrer com o ex-atleta do Tricolor gaúcho pela ‘9’, oclube  de Florianópolis também trouxe o atacante Reis, apresentado na quinta-feira na toca do Leão, dois dias após ter sido anunciado na toca do Tigre.

Assim, Criciúma e Avaí saem de suas dependências para tentar a reabilitação nesta abertura de primeira rodada de segundo turno. O Tricolor vai a Camboriú encarar, no Roberto Garcia, às 16h deste sábado. Em seguida é a vez do time Alviceleste visitar os atleticanos, em Ibirama, na Baixada, em partida marcada paras as 18h30m. Ambos os confrontos terão cobertura em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM, com vídeos dos lances mais importantes.

Silvio Criciúma monta o Tigre (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)Sílvio comanda, interinamente, a primeira partida do Tigre no returno (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)

Tigre sem rodeios
Sem rodeios, o interino, que teve uma semana para preparar a equipe que precisa se reabilitar, já armou o time.  Silvio Criciúma começou o trabalho com os jogadores na terça-feira e, sem esconder o jogo, definiu a equipe para a partida de sábado, com as entradas do zagueiro Éwerton Páscoa e do atacante Fabinho. Em Camboriú, para abrir a primeira rodada do returno, o Criciúma de Sílvio Criciúma vai a campo com Bruno, Diego Renan, Matheus, Ewerton Páscoa e Marlon, Amaral, João Vitor, Élson Falcão e Ivo, Fabinho e Giancarlo.

— É um adversário que temos que colocar, acima do (jogo em) campo, a força de vontade e,  dentro (de campo), um equilíbrio e a força do Criciúma. Temos que ir para todos os jogos do Catarinense pensando na vitória do primeiro ao último minuto.— explicou o interino.

Temos que ir para todos os jogos pensando na vitória do primeiro ao último minuto"

Sílvio Criciúma

O Adversário do Tigre está em pior condição. Terminou em nono no turno, na zona de rebaixamento, e precisa de um bom aproveitamento, principalmente em casa, para se garantir na Divisão Principal do Catarinense em 2014. Mas não começa o returno com boas notícias.

O time verde, laranja e branco foi punido durante a semana pelo TJD-SC e não poderá contar com o técnico Claudemir Sturion e o atacante Anderson na partida no Roberto Garcia. Ambos foram suspensos pelas expulsões na derrota para a Chapecoense e ficam quatro partidas de fora. A maior baixa fica por conta da saída do capitão e único titular a atuar em todos os jogos do Catarinense pelo Cambura: o zagueiro Rodrigão, que deixou o clube para jogar no Rio Grande do Sul.

Sergio Soares treina a equipe do Avaí (Foto: Alceu Atherino / Avaí FC)Sergio Soares muda e improvisa, para começar o returno com vitória (Foto: Alceu Atherino / Avaí FC)

Sérgio Soares muda e improvisa mais uma vez
Sem os zagueiros e laterais titulares, o treinador do Leão vai ter que improvisar novamente. Com  suspensão de Pablo, Sérgio Soares não poderá contar também com Alex Lima, ainda em recuperação de lesão. Os alas Arlan e Aelson também não devem enfrentar a equipe grená. A dúvida ficas entre Ricardinho e Marrone na direita, mas os dois devem ir a campo, ocupando uma das vagas no meio. 

Na zaga, Clayton volta a ter oportunidade com a camisa alviceleste, ao lado do jovem Alef. Na esquerda, Paulinho segue no time. Como deve também ser mantido o esquema com três volantes e dois meias de armação, e apenas um homem de frente. Reis apareceu no BID, 'no laço', no começo da noite desta sexta, e está relacionado, mas a vaga de ficar entre Roberson e Danilo.

- O Reis é um atacante nato, que sabe fazer gols. Ele fez apenas um treino na quinta. Estamos usando mais a coerência para utilizar o jogador num momento em que ele estiver mais treinado com os companheiros. O Roberson entrou bem na partida anterior e é uma boa opção. Ele e Danilo são as opções que nós temos para o jogo.
 

O Roberson entrou bem na partida anterior e é uma boa opção. Ele e o Danilo são as opções que nós temos"

Sérgio Soares

Assim, os onze jogadores que devem iniciar a partida entre as quatro linhas são: Diego, Ricardinho (Marrone), Clayton, Alef e Paulinho; Alê, Marrone (Ricardinho), Eduardo Costa, Jefferson Maranhão e Marquinhos; Roberson.

A situação do adversário também não é das melhores. Não terminou na zona de rebaixamento, mas é outro que briga para não cair. E já na primeira rodada não poderá contar com três jogadores: além do zagueiro Marcelo Bolacha e do volante Fabiano Silva, lesionados, Carlinhos Santos está suspenso. Mas, mesmo com desfalques, Mauro Ovelha só pensa em vitória dentro de casa no returno.

— Quem quer chegar a algum lugar não pode mais perder ponto em casa. Pelos nossos cálculos com 17 agora no returno a gente se classifica, mas para isso precisamos os 12 que jogamos em casa