Silas chega ao Brasil na próxima quinta
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
Cotado para assumir o Avaí, o técnico Silas irá desembarcar em São Paulo na próxima quinta. Ainda sem futuro definido, o treinador deixará o Catar para retornar ao Brasil depois de dois anos no futebol árabe. Com conversas preliminares com o Avaí, Silas e a direção avaiana devem bater o martelo nas próximas horas. O principal entrave seria os valores pedidos pelo treinador, diante do orçamento limitado que o clube pode pagar. Por isso, o clube trabalha com plano B e C.
Desde a demissão do treinador Sérgio Soares, no último domingo, a cúpula avaiana se reúne com frequência para definir o novo comandante do Leão. Nesta terça, pela manhã, em uma sala da direção da Ressacada, estiveram reunidos para discutir os próximos passos, o presidente João Nilson Zunino, o gerente de futebol, Júlio Rondinelli, e também o diretor de planejamento, Ênio Gomes. Na pauta da discussão estavam os rumos do futebol avaiano e principalmente os três nomes mais cotados para comandar a equipe. O clube estuda uma forma de poder contar com Silas, o nome preferido. Porém, as referências salariais o comandante podem atrapalhar as negociações. Para que o acordo aconteça, será preciso encontrar um equilíbrio.
Apesar da necessidade de urgência na definição de um novo nome, a diretoria tenta agir com cautela. Com pouco recurso em caixa, a ordem da vez é não errar. O clube ainda paga a rescisão contratual do técnico Argel e agora também de Soares — além de membros da comissão técnica.
— Três nomes estão em pauta para o perfil que buscamos. Um técnico experiente, para comandar a equipe nas competições que estamos disputando: O Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil, que começa daqui um mês e a Série B. Mas divulgaremos o nome somente após acertar a contratação. Estou trabalhando para concretizar a contratação o mais rápido possível — explicou o dirigente avaiano, na última segunda.
Em situação ruim na tabela do Catarinense, a diretoria tenta encontrar o mais rápido possível um comandante que se encaixe no patamar financeiro do clube e que possa agradar à torcida e jogadores. O nome preferido dos diretores é o do técnico Silas, que acumula duas passagens no clube — em uma delas conduziu o clube ao acesso à Série A do Brasileiro.
Julio Rondinelli busca um novo comandante
(Foto: Paulo Evangelista)
Silas anunciou na última quinta, 7, que retornaria ao Brasil após dois anos no futebol catari, em que comandou as equipe do Al Arabi e o Al Gharafa. No país árabe, foi campeão da Copa do Sheik Jasim, em 2011, pelo Al Arabi, e da Copa do Emir, pelo Al Gharafa. Sem clube desde o mês de novembro, Silas atuava como comentarista esportivo em uma emissora de televisão local. Em nota oficial, na última quinta, o treinador deixou clara a vontade de voltar a trabalhar no Brasil. O treinador embarca na quarta e deve chegar em terras brasileiras na parte da tarde.
— Foi uma experiência maravilhosa trabalhar no Catar. Conheci uma nova cultura, trabalhei com atletas de vários países, aprendi muito sobre visão de futebol com cada um deles, mas entendi, juntamente com minha família que era o momento de voltar a trabalhar no Brasil. Vivo de desafios e voltar a vencer no Brasil foi um dos fatores que me motivaram a voltar — disse Silas em trecho da nota.
Sem muito tempo, a expectativa da diretoria avaiana é ter uma definição do novo treinador, ou simplesmente para descartar Silas, até o final de quarta. A equipe volta à campo no próximo domingo, às 16h, diante da Chapecoense, na Ressacada. O grupo de jogadores treinou na manhã desta terça sob o comando do treinador interino, Emerson Nunes.