Eduardo Costa apresentado no Avaí
(Foto: Alceu Atherino, Divulgação / Avaí FC)
O Avaí vai unir o que os caminhos da bola afastou. Meninos, Eduardo Costa e Marquinhos jogavam futebol de salão juntos. Porém, na carreira nos gramados, os destinos foram diferentes. Recém-apresentado no Leão catarinense, Costa foi formado no Grêmio, fez carreira na Europa e passou por clubes de expressão no Brasil. Marquinhos ficou na região de Florianópolis, virou ídolo azurra e um sonho aos avaianos quando defendia outro time. Em 2013, os dois estarão em ação pelo mesmo clube, como vários anos atrás, na equipe do 6 de janeiro, de Floripa. Marquinhos será apresentado oficialmente nesta quinta-feira, às 12h30m.
Amigos, Eduardo Costa consultou Marquinhos quando a possibilidade de assinar por dois anos com o Avaí era iminente. Não demorou para o meia também conseguir a liberação por parte do Grêmio e se juntar ao companheiro. Marquinhos deu o aval. Depois, foi o volante que ‘intimou’ o amigo.
- Depois da primeira conversa que eu tive com o Julio (Rondinelli, gerente de futebol do Avaí), liguei para ele. Ouvi ainda que ele meio que tinha a possibilidade de vir para cá. Aí eu pressionei logo depois. Disse: ‘Estou indo. Vem junto para gente ficar mais forte ainda’. Ele é um jogador que vai somar muito.
Marquinhos jogou com Eduardo no futsal infantil
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
A relação dos dois começou quando crianças, embora um Eduardo Costa seja natural de Florianópolis e Marquinhos de Biguaçu. Porém, cada um seguiu um caminho diferente. Somente o segundo pode se profissionalizar no Leão catarinense. O outro foi formado pelo Grêmio. Pelo Avaí, os dois deixarão de ser rivais em campo.
- Jogamos juntos no futebol de salão. Depois acabou cada um indo para outro clube. No futebol, fomos adversários o tempo todo. Mas a gente se dá muito bem. Ele é um jogador de muita qualidade. Um meia que se tem pouco hoje em dia. Um jogador que consegue botar o atacante na cara do gol, com experiência e muita vontade de vir para o Avaí e fazer do Avaí um clube vitorioso. Acho que ele vai somar bastante.
Porém, Eduardo Costa nega que o Avaí tenha se tornado o favorito ao título do Campeonato Catarinense com a presença de dois jogadores com rodagens por clubes expressivos do Brasil. Ele coloca o Criciúma, representante catarinense na Série A do Brasileirão, como forte candidato ao caneco. No entanto, para o volante, é obrigação de avaiano lutar pelo caneco.
- Acho que grande favorito é o Criciúma. É o clube que está na Série A, tem maior orçamento e o foco todo está lá. Mas o Avaí está montando um grupo para ser campeão. Pela grandeza e pelo que representa o Avaí, não pode entrar sem pensar em ser campeão. O Avaí vai correr por fora.