A patrola verde do oeste de Santa Catarina passou a 83 km/h. Este é o número da porcentagem de aproveitamento da Chapecoense no campeonato de futebol de Santa Catarina. O time passou por cima de mais um, o Juventus, e toma conta do primeiro lugar do Campeonato Catarinense. O 2 a 1 sobre os grenás fez com que a Chape terminasse na frente dos outros nove, como em quatro das seis rodadas até agora. No topo não houve mudança, como não teve nas posições intermediárias. O Cambura, com o seu triunfo, é que mexeu com a parte de baixo da classificação.
A Chapecoense foi cirúrgica como em outros confrontos. Lidera sem esnobar. É que novamente venceu pela vantagem mínima. Auxiliado pelo fator ‘Rodrigo Gral’. O homem não passa em branco quando joga no Josué Annoni. Fez dois, um em cada tempo, para garantir o time verde – que joga de branco – na liderança mais uma vez: 2 a 1. O gol de Giso não foi o suficiente para o Juventus. O Moleque Travesso catarinense segue em sétimo, mas com duas derrotas seguidas.
O único jogo que influiria com mais incisão na classificação foi em Camboriú. O capitão da equipe havia pedido, depois da derrota para o Figueirense, na rodada passada, que em casa o time era obrigado a vencer. E venceu o Metropolitano, pelo placar de 2 a 0, no Roberto Santos Garcia. Os gols do confronto foram do estreante Anderson e de Gilson, no fim da partida para ‘carimbar’ a segunda vitória do time laranja. Assim, o Cambura saiu da lanterna para a oitava colocação.
Rodrigo Gral, comemora mais um: tem cinco no Catarinense (Foto: Sirli Freitas / Agência RBS)
Ajudado pelo resultado negativo do Atlético-IB. O técnico Mauro Ovelha não postou o time tão retrancado quando em outros jogos. Mas nem por isso conseguiu ‘mudar a sorte’. Paciente e preciso, o Figueirense não se enervou e faturou o confronto no Hermann Aichinger. Os primeiros de dois jogadores alvinegros. Além do volante Willian Magrão, o atacante Marcelo Toscano espantou a zica balançando as redes. O grandalhão Adriano ainda marcou um, mas ficou nisso, 2 a 1 para o Figueira, na cola da Chape, no segundo lugar.
O jogo quente é que não mexeu na tabela. Avaí e Joinville protagonizaram um confronto cheio de disputa. Tanto que foi a partida com mais gols nesta quarta-feira. Porém, o empate em 2 a 2 não mexeu com a classificação do Catarinense. O Leão segue em sexto e o JEC está em quinto. O time do norte de Santa Catarina saiu na frente com Ronaldo, mas o Avaí tomou embalo para virar. Dinélson e Marrone, já no segundo tempo, colocaram os azurras na frente. No entanto, o golaço de Marcelo Costa deixou tudo igual.
O Criciúma segue em quarto, apesar de não ter feito seu jogo na rodada. A partida contra o Guarani de Palhoça, que seria disputada nesta quinta-feira, foi adiada. Assim, o Bugre de SC acumula duas partidas a menos que os adversários – o confronto diante do Avaí, no último domingo, foi suspenso.