sexta-feira, 14 de setembro de 2012

América-MG e Avaí duelam em BH para manter vivo sonho do acesso

Com números quase idênticos na tabela de classificação, América-MG e Avaí duelam, nesta sexta-feira, às 21h50 (de Brasília), em Belo Horizonte, pela 25ª rodada da Série B, para manter vivo o sonho do acesso à elite do futebol. O anfitrião e o visitante têm 37 pontos, 11 vitórias, quatro empates e nove derrotas. Mas a equipe mineira, com melhor saldo de gols (5 a 2), vem em oitavo lugar, uma posição à frente dos catarinenses. 

Diogo Orlando na partida do Avaí contra o América-MG (Foto: Petra Mafalda / Futura press)América-MG e Avaí se reencontram nesta sexta-feira, no Independência  (Foto: Petra Mafalda / Futura press)

Dos dois lados, a vitória significa impedir que adversário dê um passo adiante na busca por vaga no G-4. O América-MG esteve no grupo que permite o retorno para a primeira divisão durante 13 rodadas, chegando a liderar a competição, mas, depois de alguns tropeços em casa, acabou afundando na tabela. O Avaí, diferentemente, nunca esteve entre os quatro primeiros, mas também não marcou presença na temida zona de rebaixamento.

Desequilíbrio em casa

As primeiras rodadas de Mauro Fernandes no comando do América-MG na Série B davam sinais de que o time, depois de trocar duas vezes o técnico, poderia engrenar na competição. Com o novo treinador, o Coelho conquistou a série de um empate e duas vitórias, sendo que uma delas foi a surpreendente goleada por 4 a 0 sobre o vice-líder, Criciúma. Na última rodada, porém, a equipe esteve irreconhecível dentro de campo e acabou perdendo por 5 a 2 para o São Caetano, em Belo Horizonte. A derrota deixou os ânimos dos jogadores tão exaltados a ponto de Adeílson e Gabriel discutirem no vestiário.

Para piorar, o resultado negativo elevou para sete o número de jogos consecutivos que o Coelho não vence em seus domínios. Os jogadores reconhecem que os pontos desperdiçados em casa podem comprometer o maior objetivo da equipe, que é o acesso à Série A. Por isso, garantem que a goleada para o Azulão já faz parte do passado e não vai atrapalhar o foco na partida diante do Avaí.

Reforço de peso

Já os catarinenses vão a Belo Horizonte com o alívio de reencontrar a vitória e de poder contar com o principal jogador do plantel, o ‘maestro’ da equipe. O Avaí ganhou do Ipatinga, em casa, na última rodada por 2 a 1, após uma série negativa de três partidas sem vencer. Mas, no fim do embate, levou um susto. O meia Cleber Santana sofreu uma pancada no pé, saiu de campo na maca e passou a ser dúvida até a manhã dessa quinta-feira, quando o clube confirmou a participação dele em Minas Gerais.

Mesmo com a certeza de contar com o camisa 10 no confronto, Maria ainda está confuso. Embora tenha afirmado que vai manter o estilo de jogo, o técnico do Leão catarinense confessou que, pela primeira vez, não sabe como vai escalar o time. Há dúvidas entre a dupla de volantes e laterais. Apesar da indefinição estar do meio para trás, o treinador tem outro setor do campo como motivo de preocupações. Ele aponta a finalização como o principal fundamento que deve ser melhorado pela equipe: com apenas 29 gols,  o Avaí tem o 7º pior ataque da competição.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos a partir de 21h20 (de Brasília). O SporTV transmite a partirda para todo Brasil, menos para Minas Gerais, que pode acompanhar pelo canal Première, através do sistema pay-per-view. 

header as escalações 2

América-MG: Com quase todo o elenco à disposição, o técnico Mauro Fernandes não deve promover grandes mudanças na equipe. Apenas uma mudança foi revelada de última hora. O lateral-esquerdo Pará fica de fora por questões contratuais e Bryan assume a vaga. No mais, o técnico deve manter o time que vinha atuando: Neneca, Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Agenor e Geovanni; Alessandro e Fábio Júnior. 

Avaí: Apesar das dúvidas do treinador, a provável escalação deve ter Moretto no gol; Wagner Diniz na lateral direita, Rafael e Renato Santos na zaga e Pirão na esquerda. Os volantes devem ser Bruno e Thiesen, com Camilo e Cleber Santana no meio. No ataque: Diogo Acosta e Ricardo Jesus. 

quem esta fora (Foto: arte esporte)

América-MG: Rodriguinho, sem condições físicas após lesão, e Pará, que pertence ao Avaí, e não poderá atuar contra o ex-time. 

Avaí: O zagueiro Leandro Silva, com lesão séria no joelho, está fora do time até o fim da temporada. Diego, goleiro titular da equipe, com estiramento na coxa, deve ficar cerca de um mês sem atuar. Julinho, suspenso, cede a vaga pra o volante Pirão jogar improvisado na lateral esquerda.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

América-MG: Neneca, Everton Luiz, Rodrigo Pimpão, Adeílson e Fábio Júnior.

Avaí: Nunes, Laércio, Jefferson Maranhão, Felipe Alves, Arlan e Wagner Diniz. 

header fique de olho 2

América-MG: Autor de três gols na última vitória da equipe, contra o Criciúma, o atacante Alessandro é a esperança do América-MG em reencontrar os gols e o caminho das vitórias. Autor de oito gols na Série B, o jogador é o artilheiro do Coelho na competição. 

Avaí: Cleber Santana, segundo preparadores físicos e o próprio técnico Hemerson Maria, tem uma boa genética e se recupera muito rápido. O meia, artilheiro da equipe com oito gols, fez mais dois na última partida e é sempre o homem de referência nas criações do Avaí. Outro nome que chama a atenção em Florianópolis é Renato Santos. O zagueiro passou 34 jogos seguidos sem tomar cartões, juntando Catarinense e Brasileiro, e recebeu o primeiro na Série B apenas na 23ª rodada. O defensor só não participou de um jogo pelo Avaí e interessa ao Flamengo.

header o que eles disseram

Everton Luiz, zagueiro do América-MG: "A equipe do Avaí é uma equipe que tem o principal ponto forte nas bolas paradas, e teremos de ter muita atenção com esses lances. Eles fazem muitos gols de cabeça e têm um centroavante alto que, com certeza, levará perigo ao nosso gol."

Hemerson Maria, técnico do Avaí: "Pela primeira vez, desde que eu assumi o Avaí, a equipe não está definida. Fizemos um trabalho, testamos algumas combinações, mas nada que vá mudar a nossa forma de jogar. (...) Eu tenho em mente uma equipe que vai jogar. Agora só faltam os nomes. O nosso grupo é muito homogêneo, tirando o Cleber, estão todos num nível muito parecido."

header números e curiosidades

* Em números oficiais (Séries A e B do Brasileiro e Copa Sul Minas), América-MG e Avaí se enfrentaram nove vezes na história, com duas vitórias para o América, quatro empates e três triunfos do Avaí. Nos gols marcados, pequena vantagem catarinense: 12 a 11. 

* O América-MG disputou 43 partidas na temporada 2012, obtendo 21 vitórias, sete empates e 15 derrotas, com 67 gols a favor e 58 contra. 

* O Avaí disputou 46 partidas no ano, obtendo 24 vitórias, sete empates e 15 derrotas, com 71 gols a favor e 50 contra. 

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

header último confronto v2

No turno, as equipes se enfrentaram na Ressacada e o Avaí levou a melhor: 2 a 0, gols de Julinho  e Diego Costa. Na ocasião, o América-MG, ainda comandado por Givanildo Oliveira, teve o zagueiro e capitão, Gabriel, expeulso.