quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Técnico do Avaí projeta clássico com o Joinville como 'divisor de águas'

Hemerson Maria, técnico do Avaí (Foto: Savio Hermano/Globoesporte.com)Maria projeta clássico como divisor de águas
(Foto: Savio Hermano/Globoesporte.com)

Passado o empate em 2 a 2 com o América-RN, o treinador do Avaí já mira o clássico contra o Joinville, no próximo sábado. Apesar de desperdiçar dois pontos em casa, na partida válida pela 22ª rodada da Série B, depois de uma série com cinco vitórias consecutivas jogando na Ressacada, Hemerson Maria aprovou a postura da equipe.

Segundo o treinador, se o Avaí mantiver o desempenho desta partida não terá dificuldades para conquistar os objetivos no final do ano. E é essa postura ofensiva que Maria espera da equipe já na próxima partida, no clássico com o Joinville na Arena. Segundo o comandante, esse próximo confronto pode ser um divisor de águas para o Leão.

— Com resultado (positivo, na partida contra o América-RN) a gente poderia ter se aproximado do G-4. Se mantivermos essa postura, dificilmente vamos deixar de pontuar. Não tem discurso pessimista, vamos para Joinville para ganhar, e vamos buscar a recuperação. O grupo mostrou força. Agora é aprimorar para esse jogo decisivo que pode ser um divisor de águas para nossa equipe.

Apesar de citar o clássico, Hemerson Maria desconversou sobre os titualres que vai escalar no confronto de sábado, em Joinville. De acordo com o treinador, os jogadores que não enfrentaram o Mecão vão disputar um jogo-treino contra a equipe sub-20 nesta quarta e serão avaliados. Dependendo das observações, o Avaí pode ter novidades para o duelo Leão x Coelho.

—Vamos pensar. Vamos observar alguns jogadores que podem ser opção. Vamos reunir um grupo forte. Temos 16 rodadas e, se o Avaí jogar assim como jogou hoje (ontem), e tiver mais felicidade nas finalizações, nós vamos conseguir nosso objetivo.

Apesar da indecisão, o Avaí não deve mudar seu estilo de jogo. A equipe deve manter o esquema 4-4-2 que tem sido utilizado durante toda competição. Segundo Maria, há variações que podem ser executadas na composição do meio-de-campo: uma mais ofensiva, com dois meias articuladores e dois volantes; ou uma mais defensiva, com três jogadores mais de marcação e apenas um criador.

— O Avaí tem uma maneira única de jogar, que é com dois meias. Às vezes variações com um losango no meio, com três volantes. Às vezes, fora de casa, não consegue enquadrar uma maneira de impor o jogo, mas a maneira é sempre a mesma.