sábado, 8 de setembro de 2012

Hemerson Maria faz últimos ajustes na equipe que enfrenta o Joinville

Hemerson Maria optou por fazer um trabalho fechado no último treinamento do Avaí antes do confronto com o Joinville, pela Série B. Sem grandes mudanças no time, o treinador espera que o Avaí supere a ansiedade para melhorar a eficiência do ataque. O técnico também elogiou a força do grupo do Leão e destacou a importância de vencer o clássico catarinense para ficar ainda mais perto do G-4.

Hemerson Maria prepara treino do Avaí (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Hemerson Maria prepara treino do Avaí antes do clássico contra o Joinville
(Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)

O Avaí deve ir a campo com quase o mesmo time que empatou em 2 a 2 com o América-RN. Sem Diogo Orlando, com dor muscular na coxa, Maria deve escalar a equipe assim: Diego; Wagner Diniz, Renato Santos, Rafael e Julinho; Bruno, Rodrigo Thiesen, Camilo e Cleber Santana; Diogo Acosta e Ricardo Jesus. Uma novidade é a volta de Mika, que deve ser opção no banco.

Para o treinador, a partida na Arena Joinville neste sábado já é uma decisão. Os jogadores do Leão precisam vencer o tricolor para chegar perto da zona de classificação para a Série A e manterem o sonho da elite do futebol vivo.

— É mais uma decisão, um jogo definitivo. Ainda vão faltar mais alguns jogos, mas se ganharmos já ficaremos muito próximo do Joinville, e na sequência temos mais um jogo importante em que podemos passar o Joinville e ficar bem próximo do G-4, ou até dentro do G-4. O confronto deste sábado é um clássico regional, há muita rivalidade e a Arena vai estar lotada, com certeza. Mas os jogadores do Avaí estão acostumados com esse tipo de jogo— disse Hemerson Maria.

É uma guerra. O Joinville está vivendo um momento que acabou de sair do G-4, ele vinha há quatro rodadas lá e isso pode provocar uma acomodação."

Hemerson Maria

Mais do que isso, o técnico reconheceu a rivalidade e espera uma partida muito difícil na Arena Joinville. O adversário, que vive uma boa fase, vem de dois resultados ruins, que o tiraram da zona de classificação para a Série A.

— É uma guerra. O Joinville está vivendo um momento que acabou de sair do G-4, ele vinha há quatro rodadas lá e isso pode provocar uma acomodação. Mas o que a gente espera é um Joinville fora da área de conforto. É um adversário que vai vir para uma decisão e lá dentro eles são muito fortes, mas os jogadores estão preparados para a guerra.

O Avaí tem um dos piores ataques, em número de gols, da competição. O time de Florianópolis fez 27 gols em 22 jogos. A explicação do técnico é que está faltando tranquilidade na finalização. Segundo Maria, o time executa boas jogadas, cria boas chances, mas peca nas finalizações.

Hemerson Maria, Avaí (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Maria quer mais atenção do Avaí
(Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)

Está faltando mais eficiência. Se não me engano, somos a terceira equipe que mais finaliza, mas está faltando eficiência. Isso, muitas vezes é pela ansiedade de querer finalizar logo, ansiedade por querer fazer logo o gol da vitória. Nós estamos buscando uma maior eficiência na finalização — falou.

Além da calma e eficiência, Hemerson Maria pede concentração. O time, segundo o comandante, tem errado muito, e, algumas vezes, também tem sido punido pelas falhas.

— A arma secreta é jogar com atenção, não cometer alguns erros que temos cometendo fora de casa. Temos que jogar com determinação. O Avaí tem uma maneira única de jogar, às vezes oscila e quando oscila a gente está sendo castigado pelos gols dos adversários. Precisamos acertar para conseguirmos essa vitória que vai ser um divisor de águas na nossa campanha — disse Maria.

Por fim, Hemerson destacou o desenvolvimento da Azurra durante a competição. Depois de um começo conturbado, o time conseguiu uma série de bons resultados, antes do fim do primeiro turno, e se aproximou do G-4.

— A gente está vindo numa crescente na competição. Se fizer um levantamento dos últimos 10 jogos, o Avaí estaria em segundo lugar, com 20 pontos, atrás do Vitória, com 21. Isso é mais um fator que demonstra o crescimento da equipe. E nesse sábado precisamos de uma vitória consagradora, contra um concorrente direto, que não conseguimos ainda — explicou o treinador.

O Avaí enfrenta o JEC na Arena Joinville no sábado, às 16h. A partida é válida pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão tem 34 pontos e é o oitavo na classificação do campeonato, enquanto o Coelho soma 38 e é o quinto.