terça-feira, 11 de setembro de 2012

Técnico do Avaí elogia criatividade do time, mas quer acerto na finalização

Hemerson Maria destacou fatores positivos da equipe, mas lamentou resultados ruins nas últimas três partidas contra concorrentes diretos: São Caetano, América-RN e Joinville. O técnico do Avaí elogiou a postura do time em campo e a capacidade de criar jogadas de perigo. Com pouco tempo para treinar, o treinador espera que os atletas do Leão catarinense melhorem a pontaria nas finalizações.

Hemerson Maria, Avaí (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Hemerson Maria elogia postura da equipe das últimas partidas (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)

Na avaliação de Hemerson Maria, o Avaí tem apresentado um bom futebol e, embora tenha conquistado apenas um ponto nos últimos nove disputados, não vive um momento tão ruim. O treinador avaliou que o time está jogando bem, mas precisa controlar a ansiedade. O time, segundo ele, é um dos que mais finaliza a gol. Cria jogadas, defende bem, mas desperdiça muitas oportunidades. Em número de gols feitos, a Azurra é só a 14ª da Série B.

— O lado positivo é que a equipe está criando um grande número de oportunidades, isso mostra o crescimento da equipe. O negativo é a nossa pouca eficiência nas finalizações. Não temos muito tempo para trabalhar, são nove jogos no mês de setembro. São jogos difíceis e disputados. O que podemos fazer é conversar com os jogadores para que eles contenham um pouco da ansiedade — explica o treinador.
 

Apesar da má fase dos homens de frente, o comandante afirmou ter confiança. Maria acredita que os atacantes vão conseguir recuperar a confiança e acertar a pontaria.

— Tenho certeza que esse momento vai passar. São jogadores de qualidade, já mostraram isso em vários momentos das carreiras. Tenho certeza de que as coisas vão melhorar — disse.

O comandante avaliou as três últimas partidas, em que mesmo jogando bem, o melhor resultado foi um empate com o América-RN. O Avaí, que estava três pontos atrás do G-4, agora ocupa a 10ª posição e está sete pontos atrás dos líderes.

— Contra o São Caetano nós não fizemos uma boa partida. Uma partida muito ruim em todos os sentidos: em termos de comportamento, tático e técnico. Em relação aos jogos contra o América-RN e o Joinville, foram partidas que nós dominamos o adversário, criamos oportunidades, tivemos comportamento de equipe que quer o G-4. Só faltou finalização — comentou Maria.

Hemerson Maria, técnico do Avaí (Foto: Savio Hermano/Globoesporte.com)Maria diz que Avaí precisa melhorar finalização
(Foto: Savio Hermano/Globoesporte.com)

Agora, o Leão da Ilha vai precisar de uma boa sequência de resultados positivos para voltar a brigar por uma vaga no G-4. O técnico não vê outra solução que não seja uma série de vitórias para levar o Avaí de volta à elite do futebol brasileiro.

— São todos jogos decisivos. Faltam 15 jogos, contando com esse do Ipatinga. A gente já começa a visualizar as equipes que vão brigar pelo acesso. Os grupos já estão começando a se distanciar e a gente não pode ficar para trás. Mas para isso vamos ter que ter uma regularidade — explicou.

O desafio desta terça-feira, contra o Ipatinga, na Ressacada, já é encarado como decisão por Hemerson Maria. Para ele, este é o momento de começar a recuperar os pontos perdidos e a confiança do grupo e dos torcedores.

— Para voltar a ficar perto do G-4, primeiro temos que vencer o Ipatinga. Dentro da Ressacada a gente precisa voltar a prevalecer, a gente vinha tendo uma série boa de vitórias aqui dentro, que foi quebrada contra o América-RN, mas os jogadores estão confiantes e determinados. Está faltando apenas a gente concretizar esse volume de jogo — afirmou Maria.

O Avaí, que está em 10º lugar, com 34 pontos, recebe o Ipatinga, 18º, com 16 pontos e na zona de rebaixamento. A partida na Ressacada, às 19h30min é válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.