sábado, 1 de setembro de 2012

Pelo G-4, São Caetano tem reestreia de Leão contra o aniversariante Avaí

Leão são caetano (Foto: Divulgação / São Caetano)Emerson Leão fará sua estreia pelo São Caetano
(Foto: Divulgação / São Caetano)

São Caetano e Avaí entram em campo neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Anacleto Campanella, no ABC paulista, para fazer um confronto direto no Campeonato Brasileiro da Série B. Enquanto os donos da casa sonham retornar ao G-4 - atualmente somam 34 pontos e estão a dois da zona de classificação -, os visitantes, com 33, tentam entrar pela primeira vez no grupo de acesso para a elite do futebol nacional.

O jogo marca a reestreia do técnico Emerson Leão no comando da equipe do ABC paulista, já que Sérgio Guedes acabou demitido após a última rodada. E curiosamente, no dia em que o clube catarinense completa 89 anos de vida.

O trio de arbitragem é gaúcho: Jean Pierre Gonçalves Lima apita o jogo, auxiliado pelos assistentes José Javel Silveira e Rafael da Silva Alves. O canal PFC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil em sistema de pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida lance a lance em Tempo Real, com vídeos.

Leão ruge alto no retorno ao Azulão

Apesar da boa classificação na tabela da Segundona, o Azulão vai para a partida com grandes mudanças. A goleada sofrida contra o ASA, na última terça-feira, além de tirar a equipe do G-4, custou também a demissão do técnico Sérgio Guedes. Apesar da boa campanha no comando dos paulistas – foram 18 jogos, com nove vitórias, sete empates e apenas duas derrotas –, o treinador não resistiu à sequência de três jogos sem vencer e deixou o clube.

Para o lugar de Sérgio Guedes, a diretoria do São Caetano não perdeu tempo e acertou o retorno de Emerson Leão ao clube. O ex-treinador do São Paulo é a aposta do clube para recolocar o Azulão na elite do futebol nacional. Se depender do discurso, o torcedor já pode sonhar. O comandante chegou falando grosso em sua primeira entrevista coletiva e disparou críticas para o presidente Juvenal Juvêncio e até para a Seleção de Mano Menezes.

- Tive uma passagem rápida e muito boa pelo São Caetano. Deixei as portas abertas e disse que um dia voltaria. Agora é trabalhar para conquistar nossos objetivos - afirmou.

Dentro de campo, o treinador terá problemas para escalar a equipe, principalmente no ataque. Os titulares Danielzinho e Leandrão, suspensos, não pegam o Avaí. Para as vagas, Somália, Vandinho e Geovane são os concorrentes. A boa notícia fica por conta dos retornos do zagueiro Gabriel e do meia Marcelo Costa. Enquanto o primeiro cumpriu suspensão automática contra o ASA, o segundo foi poupado pelo departamento médico nos últimos dois confrontos por causa de uma fadiga muscular.

Sem grandes mudanças, Leão deve escalar o São Caetano com Luiz; Samuel Xavier, Gabriel, Wagner e Diego Corrêa; Augusto Recife, Moradei, Eder e Marcelo Costa; Geovane e Somália (Vandinho).

Sequência decisiva para o aniversariante Avaí

O São Caetano inicia uma série de missões que o Avaí projeta na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Para o técnico Hemerson Maria, o duelo contra o Azulão será o primeiro das três decisões que o time terá pela frente no embate direto pelo G-4 da competição. Por isso, os jogos contra os paulistas, o América-RN e o Joinville são considerados fundamentais para o time catarinense.

Empolgado, o time posta no bom retrospecto recente. Dos últimos seis jogos, venceu cinco.
Uma vitória fora de casa teria um sabor ainda mais especial aos avaianos. Isso porque o clube completa 89 anos de fundação justamente neste sábado. O técnico Hemerson Maria usa o fato como um elemento motivador aos seus comandados.

- Amanhã (sábado) é aniversário do Avaí. Esperamos dar esse presente ao torcedor e à nossa equipe também. Dependendo de alguns resultados, a gente pode estar dentro do G-4 ou empatado com alguma equipe que está nesta zona. Mas vamos por partes, temos uma grande partida, contra uma equipe que tem uma das melhores defesas do campeonato. O Avaí é uma grande equipe na Série B e tem que se portar como tal. Só com regularidade é que vamos conseguir terminar o campeonato no G-4 - afirmou.

Porém, o treinador avaiano não contará com o principal jogador da equipe. O meia Cleber Santana fica de fora para cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo na competição. Seu substituto será o recém-contratado Camilo, que pela primeira vez começa entre os titulares. Outra novidade é Ricardo Jesus. O atacante estreou na vitória por 2 a 1 sobre o Boa Esporte e cavou seu espaço no time titular.

O treinador, como de costume, fechou o treinamento de sexta-feira, o último antes da viagem para São Paulo. Portanto, o time mais provável para entrar em campo conta com Diego; Wagner Diniz, Jaílton, Renato Santos e Julinho; Thiesen, Bruno, Camilo e Nenê Bonilha; Diogo Acosta e Renato Jesus.